O Barreado promovido pelo Rotary Club de Rolândia Caviúna já é tradição na cidade e, em 2018, chega a sua 31ª edição. Os principais ingredientes no sucesso da festa, que será no dia 05 de agosto a partir das 12h, na Casa da Amizade (Rua Willy Davids, 1260), são a dedicação no preparo, a experiência de mais de 30 anos e o sabor inigualável deste prato típico paranaense.
Para que o Barreado fique perfeito, os preparativos se iniciam muitos dias antes do evento. A primeira etapa é a aquisição das panelas de barro, que precisam ser lavadas e deixadas de molho em água por pelo menos 24 horas. Depois, elas são escorridas e lavadas novamente e precisam escorrer e secar por mais um dia ou dois.
A carne usada na receita deve ser magra, de segunda e de vários tipos (acém, músculo, fraldinha). O tempero, que deve ser feito no mínimo 12 horas antes de ir para o fogo, leva sal, cebola, alho, toucinho, pimenta e cominho. Por ser uma quantidade grande de carne, é temperada na câmera fria do açougue do Supermercado Juliana, ao comando da companheira Neiva Puzzi Moser. Serão usados 200 quilos de carne, posteriormente distribuídas em 50 panelas de barro.
As panelas são revestidas de toucinho para que a carne não grude e começa-se a montagem, alternando camadas de carne, cebola, cheiro verde e molho de tomate. Em seguida, as panelas são tampadas e vedadas hermeticamente com uma massa feita de farinha de mandioca crua, cinza e água. Dessa forma, elas são levadas para uma “churrasqueira” feita no chão. Um braseiro é mantido aceso para que forneça as brasas que são colocadas nas panelas por aproximadamente 16 horas, proporcionando assim um cozimento lento, constante e por igual, o que faz com que, ao ser aberta, a carne se desfie completamente.
Cerca de 35 pessoas trabalham durante o preparo do Barreado. As panelas são levadas ao fogo às 18h da véspera e ficam até o meio-dia do dia seguinte, quando começam a ser servidas. Durante essas 16 horas, é feito um revezamento de três em três horas, para que as panelas fiquem constantemente em temperatura de aproximadamente 100 graus.
Convites
O prato é acompanhado de arroz branco, saladas, banana crua ou assada, farinha de mandioca e molho de pimenta. O Rotary Club de Rolândia Caviúna disponibilizou para venda 400 cartões. As porções podem ser consumidas no local ou levadas para casa. Os cartões individuais, no valor de R$ 40,00, podem ser adquiridos com os companheiros do Clube, inbox na página do Facebook do Rotary Club de Rolândia-Caviúna, ou pelos telefones: (43) 9.9924-9088 / (43) 9.9974-4188 / (43) 3256-3201.