Crianças recebem 2ª dose de vacina contra a gripe

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Crianças recebem 2ª dose...

    As crianças são o único grupo prioritário que continua sendo vacinado contra a gripe devido à necessidade de se receber a imunização em duas doses, em situações específicas. O enfermeiro da Epidemiologia, Marcelo Marques, explicou que, no caso da primeira imunização contra gripe, a criança obrigatoriamente deve tomar a vacina em duas doses para evitar reações. “Isso porque é a primeira vez que o organismo está reagindo a esta vacina”, esclareceu Marcelo.

    Após 30 dias da primeira dose, as crianças devem ser levadas à UBS novamente para receber a segunda parte da imunização. “As equipes estão fazendo busca ativa dessas crianças para tomar a segunda dose”, afirmou Marcelo. “Se ela não vir depois de 30 dias, pode vir depois de 40, depois de 50, mas ela tem que tomar essa segunda dose”, reforçou o enfermeiro. As crianças que já foram vacinadas em anos anteriores tomam uma só dose da vacina.

    Com isso, as crianças que são imunizadas com dose única, entram automaticamente no cálculo de cobertura vacinal. Já aquelas que tomaram somente a primeira dose, não entram no percentual de imunizados até a confirmação da aplicação da segunda vacina. “Por exemplo: se chega uma criança hoje na UBS para tomar a primeira vez, ela toma uma dose. Vou registrar no sistema, mas enquanto ela não voltar para tomar a segunda, ela fica pendente e só vai entrar na minha cobertura a partir do momento em que ela tomar a outra”, detalhou Marcelo.

    Marcelo lembrou que a imunização é importante porque a região – e a própria cidade de Rolândia – já registrou casos de H1N1. Para que a cobertura vacinal seja satisfatória, a Epidemiologia conta com a colaboração dos responsáveis em levar as crianças para a vacinação. “Estamos fazendo nosso trabalho de conscientizar e orientar”, concluiu. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: