A Clínica Médica e Serviços Hospitalares LTDA (Sercem), responsável pela construção de uma unidade do Honpar (Hospital Norte do Paraná) em Rolândia, apresentou o projeto arquitetônico à prefeitura na manhã desta terça-feira (24). Ivo Koch, do administrativo e Mário Bosso, relações institucionais, da Sercem, receberam a planta baixa do setor da arquitetura da Clínica na segunda-feira (23) e já trataram de marcar com o Executivo de Rolândia. “Eles nos mostraram o projeto, o desenho, a arquitetura externa e a planta”, contou o prefeito Dr. Francisconi (PSDB) em entrevista exclusiva ao JR.
O prefeito destacou que a apresentação desse projeto marca o início de uma nova fase: a construção. Nos próximos dias, a prefeitura fará a terraplanagem de acordo com os moldes repassados pela empresa contratada para fazer a obra. Serão 4 mil m² de construção inicial. “Já contempla consultórios, salas de exame como tomografia, raio-x, endoscopia, ultrassom, atendimentos em especialidades, um bloco cirúrgico com três salas, UTI com dez leitos, enfermaria de 40 leitos e toda área de apoio como farmácia, almoxarifado refeitório, tudo o que o hospital precisa”, detalhou Francisconi.
A conversa com os representantes da Sercem foi promissora. Segundo Francisconi, ainda em 2018 o hospital já deve começar alguns atendimentos. “A expectativa é ainda neste ano começar a atender”, revelou. “Pelo que eles nos contaram, a construção é em módulos, então provavelmente será rápida”, afirmou o prefeito. O projeto apresentado mostra cerca de 4 mil metros quadrados de construção para esse primeiro momento e já contempla uma futura expansão. Além dos representantes da Sercem, o Legislativo esteve representado pelos vereadores Eugênio Serpeloni, Irineu de Paula, João Gaúcho e pelo diretor Reginaldo Burhoff.
São Rafael
O prefeito afirmou que agendará uma reunião em breve com representantes do grupo Sercem e Paulo Boçois de Oliveira, diretor do Hospital São Rafael, para discutir o futuro e como os dois trabalharão em sintonia. Uma possibilidade é que o HSR centralize os atendimentos materno e infantil enquanto o novo atenda outras especialidades. “O hospital vai começar com pronto atendimento de urgência e emergência”, explicou Francisconi.
O futuro hospital será construído em um terreno na Rua Willie Davids, próximo ao Arnaldo Busato, e promete ser referência regional em especialidades médicas em geral, realizando atendimentos por convênios e SUS. O projeto é de um Hospital Geral, com atendimento em alta complexidade (consultas, cirurgias e exames), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), condições para atender pacientes quando transportados pelo Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER), programa de residência médica e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na primeira fase, o Hospital contará com 120 leitos – mais do que possui hoje o São Rafael. Além disso, o novo hospital irá gerar cerca de 250 empregos diretos nessa fase. Na planta, existe a previsão de uma área para futura expansão do hospital.
A prefeitura realizou uma permuta de oito terrenos públicos pelo terreno do hospital em julho do ano passado. A doação do terreno para o grupo hospitalar foi aprovado pela Câmara em uma sessão Extraordinária em outubro de 2017 e o termo de permuta/compra da área foi assinado em janeiro de 2018.