Rolândia marcou presença na Expotécnica, evento realizado no município de Sabáudia dos dias 18 a 20 de julho. Os rolandenses participaram a convite da Emater com música e artesanato rural. A cidade foi bem representada pelo mestre das fibras de bananeira, Seo Santim Pez, juntamente com representantes da Becker Haus, de São Martinho e Amendoins Pizzaia, do Bartira – os dois distritos de Rolândia, que fizeram sucesso na Feira de Sabores da Expo Londrina em abril de 2018. Endi e Daniel Steidle, da Fazenda Bimini, também participaram com os Jogos Rurais.
A turismóloga da secretaria de Cultura e Turismo, Flávia Galbero Costa, que esteve no evento, agradeceu o apoio de Eliane, Liliane Fonseca e Shiguedy Katto da Emater e destacou a importância de participar da Expotécnica. “Os eventos dos quais o município participa são muito importantes para a realização de networking, onde surgem parcerias e oportunidades de negócio”, explicou. A divulgação positiva do município também é uma vantagem em comparecer a este tipo de evento. “Pessoas de diversos municípios do Paraná, e até de outros estados podem conhecer um pouco mais sobre os atrativos turísticos da cidade, despertando o interesse e trazendo visitantes para cá”, acrescentou Flávia.
No caso da Expotécnica, Rolândia trabalhou ao lado das Mulheres Solidárias de Apucarana, um projeto da Secretaria da Mulher, que tem se destacado com o artesanato em fibra de bananeira, cujo professor é o Seo Santim. “Esse é um projeto muito interessante de ser desenvolvido aqui, pois trabalha com a produção associada ao turismo, fomentando a atividade e gerando renda para os empreendimentos”, afirmou Flávia. A coordenadora do projeto de Apucarana, Bete Berton, deixou-se à disposição para auxiliar Rolândia no início, por meio de capacitações e sensibilização dos gestores municipais e também dos integrantes do projeto.