Saúde dá orientações para enfrentar períodos longos de seca

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde dá orientações para...

    A estiagem de mais de 50 dias na região aumenta o desconforto respiratório, dentre outras situações adversas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde deu orientações sobre como amenizar os efeitos do tempo seco. Segundo o sistema de Agrometeorologia do IAPAR, na região de Londrina, a última chuva substancial caiu no dia 13 de junho, perfazendo 27,2 mm de precipitação, na ocasião. De lá para cá, o acumulado de chuva é perto do zero.

    É muito importante tomar bastante água para ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também colabora a diminuir o desconforto no nariz. Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. A água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.

    Para aliviar o tempo seco, molhe uma toalha toda noite e deixe-a no quarto. O ideal é colocar a toalha o mais perto possível do rosto como em uma cadeira ou na cabeceira da cama. Em dias de umidade muito baixa, é recomendável evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde, quando o sol está mais forte.

    Para algumas pessoas, principalmente quem sofre com asma e doenças alérgicas, os males do clima seco podem ser ainda mais intensos. É importante manter a casa limpa e livre da poeira para evitar problemas ainda mais sérios, passando panos bem molhados no chão e nos móveis, assim como limpar bem os estofados – com um pano umedecido com vinagre e água – também pode ajudar.

    Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. Esse olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivite. O ar condicionado agrava ainda mais a situação. Evite coçar os olhos e higienize bem as mãos antes de tocar os olhos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: