Mamaço, caminhada, oficinas…

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Mamaço, caminhada, oficinas…

    O “Agosto Dourado” tem como intuito conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. A secretaria de Saúde em parceria com o Único Amor (posto de coleta de leite materno de Rolândia) começou nesta quarta (01) a programação do “Agosto Dourado” com uma palestra sobre aleitamento materno com a ginecologista Crislaine Pelegrini. O encontro aconteceu no Centro Cultural Nanuk e recebeu dezenas de mães puérperas do Único Amor, servidores da Saúde e funcionários dos parceiros da Secretaria (Labormed, Biofórmula, Primaflora e Ultra-X).

    A programação do mês continua no dia 13, a partir das 14h, quando a Saúde realiza a 2ª Caminhada em Prol do Aleitamento Materno – a primeira foi realizada no dia 05 de agosto do ano passado. Neste ano, o trajeto foi estendido para mais ruas do centro da cidade e envolverá o comércio de maneira mais direta, já que a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) é uma das parceiras da Saúde no evento. A concentração dos, e das, participantes será a partir das 13h30 em frente ao colégio Bom Jesus Santo Antônio, na rua Monteiro Lobato. O percurso será as avenidas Manoel Ribas e Expedicionários, terminando na Praça da Igreja Matriz, como em 2017.

    Na praça da igreja, a organização planeja convidar músicos e um religioso para promover uma benção ecumênica e uma roda de conversa entre as puérperas, além da participação da Fanfarra da Acrebi. Para encerrar de forma simbólica, as mães amamentarão seus bebês ao mesmo tempo promovendo um “mamaço”. Essa ação inicialmente não estava programada, mas pela boa aceitação das mães, acabou sendo incluída nas atividades do mês. “Vai ser um momento prazeroso de interação com música. Já até providenciei uma tenda para as mães”, revelou Edna Midori Ono Fujimoto, nutricionista responsável pelo Único Amor.

    Oficina: papinhas saudáveis
    O aleitamento exclusivo é recomendado nos primeiros seis meses da vida do bebê e até os dois anos, pode ter continuidade juntamente com a introdução dos primeiros alimentos na dieta. Por isso, o ÚNICOAMOR ainda promoverá no dia 21 (terça), às 14h uma oficina de papinhas saudáveis voltada exclusivamente para as mães atendidas pelo posto de coleta no Centro Comunitário da Vila Oliveira. “Vamos falar desse processo que envolve a transição do aleitamento para a introdução alimentar com as mães”, explicou Edna.

    Com a ajuda de Vivian de Oliveira Sanches, nutricionista do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), as mães terão contato com receitas e amostras de papinha para entender questões como consistência, processamento e o preparo. “Elas vão aprender que não precisa peneirar ou liquidificar o alimento, é só cozinhar um pouco mais e amassar para alcançar a textura”, adiantou a nutricionista. As mães que já passaram pelas primeiras etapas da transição ainda ajudarão as demais com a troca de experiências.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: