Na tarde da segunda-feira (13), mais de cem pessoas fizeram uma caminhada em prol do aleitamento materno pelas ruas centrais de Rolândia. Durante todo o trajeto, os participantes, munidos de cartazes, foram escoltados por uma viatura da Polícia Militar e acompanhados pela banda marcial da Escola Municipal Vitório Franklin, criada por um projeto da Acrebi.
Essa foi a segunda edição da Caminhada em Prol do Aleitamento Materno, ação que faz parte do “Agosto Dourado” da secretaria de Saúde, em parceria com o Único Amor (posto de coleta de leite materno de Rolândia). O objetivo das ações promovidas ao longo do mês é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da amamentação – tanto para a criança quanto para a mães.
A maioria dos participantes eram servidores da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, mas cerca de 15 mães também marcaram presença no manifesto em defesa da amamentação. A concentração foi em frente ao Colégio Bom Jesus Santo Antônio, na Rua Monteiro Lobato e a caminhada passou pelas avenidas Manoel Ribas e Expedicionários, terminando na Praça da Igreja Matriz com o mamaço, em que cerca as mães amamentaram seus bebês ao mesmo tempo.
Padre Joel Medeiros, que é pároco da Igreja Matriz, deu a bênção aos participantes e demonstrou seu apoio ao aleitamento, declarando inclusive que na caminhada do próximo ano quer convidar seus fieis para participarem do evento. Na praça, Suely Woehl, coordenadora de eventos da Saúde e Edna Midori Ono Fujimoto, nutricionista responsável pelo Único Amor, também usaram a palavra. A secretária de Saúde, Rosana Alves também marcou presença na caminhada e um ex-aluno da Acrebi que estuda Música na UEL, Fernando, encerrou a caminhada ao som do seu violino.