Beneficiários do BPC têm de atualizar Cadastro Único

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Beneficiários do BPC têm...

    Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), também conhecido como LOAS ou Auxílio Doença, têm até o final de 2018 para atualizarem seus dados ou se inscreverem no Cadastro Único do Governo Federal, mesmo sistema usado para quem recebe Bolsa Família. Esse processo é feito no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de referência e a pessoa que não fizer a atualização corre o risco de perder o seu benefício, já que o governo não terá comprovação da necessidade do beneficiário. “Os CRAS já estão orientados para dar preferência no atendimento para essas pessoas, tanto idosos quanto deficientes, para fazerem os cadastros”, ressaltou Vivianne Vernillo dos Santos, gestora de programas sociais da Secretaria de Assistência Social de Rolândia.

    O BPC é pago em doze parcelas, uma a cada mês, e não tem 13° salário, ao contrário da aposentadoria, e é um direito para pessoas acima dos 65 anos na faixa de baixa renda que não recebe aposentadoria ou para portadores de deficiência em qualquer idade. “Nossa preocupação, não é só com quem está com o cadastro desatualizado, mas também é com aqueles que recebem o BPC e não fazem parte do Cadastro Único e precisam se cadastrar”, afirmou.

    A obrigatoriedade do Cadastro Único para o BPC começou em 2016 e o governo havia dado o prazo para esse procedimento até dezembro de 2017. Mas como a procura foi pequena no país, resolveram estender o período para cadastro e atualização, conforme informou Vivianne. Os beneficiários deverão receber correspondências avisando da atualização, mas como muitos mudam de endereço, pode acontecer que eles não sejam informados e percam o benefício. Por isso, a gestora destaca que os familiares devem alertá-los da necessidade de procurar o CRAS. “Se você é filho, irmão, vizinho ou sabe que seu parente recebe o BPC ou LOAS, procure o CRAS de referência, fale que recebe o benefício. Vale também para a família que tem pessoa com deficiência, não importa a idade, procure o CRAS para fazer o Cadastro Único”, orientou Vivianne.

    Caso o beneficiário esteja impossibilitado de se deslocar para fazer ou atualizar o cadastro, qualquer familiar pode solicitar no CRAS mais próximo que seja feita uma visita domiciliar. “O CRAS então agenda a visita e vai até o local para atualizar ou fazer o cadastro”, explicou gestora de programas sociais. O Cras San Fernando fica na Rua Francisco Ramos Pereira, s/n. O Cras Vila Oliveira fica na Rua Saguaragi, 512 e o telefone é 3255-2730. O Cras Nobre fica na Rua Ivaí, s/n e o telefone 3906-1097.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: