Fila de Ortopedia em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Fila de Ortopedia em...

    A ausência de um médico ortopedista para atender a demanda de Rolândia tem incomodado os moradores. Muitas reclamações chegaram ao vereadores e um deles, João Ardigo (PSB), apresentou requerimento, na sessão do dia 13 de agosto, solicitando que a Prefeitura encaminhasse informações sobre os motivos da falta deste especialista e quais são as medidas a serem tomadas para sanar esse problema.

    Vania Bonfim dos Santos Yoshida, enfermeira da Atenção Especializada da Saúde, relatou que o principal problema em nível estadual é o desinteresse por parte dos ortopedistas de atenderem pela rede pública. A demanda de Rolândia é atendida pelo ortopedista João Jorge, que solicitou licença prêmio – seu direito como servidor público – em agosto e ficará três meses fora.

    A Saúde está tentando acudir essa demanda com casos mais simples. “Nós mandamos ofícios para as Unidades porque há casos que o médico do posto consegue tentar resolver, como dores crônicas: tem medicação, há casos que podem ser encaminhados para fisioterapia, por exemplo”, explicou. Vania ainda adiantou que logo o profissional pedirá a sua aposentadoria. “Já sentamos com a secretaria para ver a possibilidade de contratar, fazer o credenciamento para suprir a falta deste especialista”, afirmou a enfermeira.

    A fila de espera com Dr. João Jorge atuando era de cerca de dois meses. “As consultas são eletivas, agendadas e programadas, mas quando é caso urgente, orientamos encaminhar para o hospital, quando é uma fratura ou um acidente”, explicou. E como o médico rolandense é ortopedista geral, casos específicos de ombro, joelho e quadril, por exemplo, são encaminhados para o Cismepar, em Londrina, que atende 21 municípios da região. O tempo de espera por consulta varia de 1 a 4 anos, dependendo da área. “Tem paciente aguardando há mais de três, quatro anos para consulta de ortopedia de ombro”, contou Vania. Além disso, o Dr. João Jorge também não realiza cirurgias em Rolândia. Esses casos também vão para o Cismepar, que consequentemente, fica com uma enorme fila de espera. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: