Ao contrário do que muitos pensam, a função da propaganda não é vender. A função da propaganda é gerar condições para que uma venda seja realizada. É atrair a atenção e o interesse do seu público em relação ao seu produto, ao seu serviço ou ao seu estabelecimento comercial.
Quando a sua empresa desenvolve uma estratégia de divulgação – comercial de TV, anúncio de jornal, campanha nas redes sociais, distribuição de panfletos – o que ela está fazendo é uma promessa. Está havendo uma promessa de que a sua marca é confiável, de que o seu produto tem qualidade, o seu serviço é eficiente, o seu atendimento é excepcional.
Essa promessa gera uma expectativa em seu público-alvo. A partir do momento que o seu potencial consumidor é impactado por uma propaganda, ele passa a ter uma expectativa de que tudo aquilo que foi anunciado seja, de fato, verdadeiro. E se isso acontecer, está criada a condição para que a venda aconteça.
Mas quem realiza todo o esforço de vendas – apresentação do produto, experimentação, negociação, fechamento – é a sua equipe comercial. A propaganda leva o seu potencial cliente até a sua empresa. O seu vendedor é quem realiza as vendas. É no ponto de venda (na sua loja) que o consumidor vai ter a oportunidade de comprovar se a promessa feita pela sua empresa na propaganda será cumprida.
Por isso, certifique-se, antes de iniciar uma campanha publicitária, de que a mensagem a ser divulgada, seja verdadeira e passível de ser comprovada. Se você anunciou um produto de qualidade, é exatamente isso que você deverá entregar ao seu cliente. Se você prometeu um serviço no prazo, é isso que ele espera receber.
Empresário, nunca é demais lembrá-lo que promessa é dívida! Esteja preparado para cumprir com o que a propaganda prometeu. Saiba que um dos grandes responsáveis pela insatisfação dos clientes está na decepção deles ao se deparar com promessas não cumpridas. A decepção acontece quando as expectativas não são atendidas. A sua propaganda cumpre com o que promete?
Fábio Iwakura é consultor empresarial, diretor da Inteligência Consultoria e colunista do Jornal de Rolândia. Entre em contato pelo e-mail: [email protected]