A Faccar realiza, no mês de outubro, a nona edição do Empreend-Marketing 2018. O objetivo do evento, promovido anualmente pelos estudantes da Faccar sob o comando dos professores Robson Casagrande e Kátia Toffolo, é que os alunos desenvolvam um produto e ou serviço e o comercialize em duas noites na Faccar. Dessa forma, os estudantes ganham experiência e proximidade com formas diferenciadas de empreender. Em 2018, o Empreend-Marketing acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, das 19 às 22h, na própria Faccar.
De acordo com o professor Robson, o surgimento do evento, há nove anos, se deu como uma iniciativa acadêmica para estimular a inovação em produtos e serviços, dentro da disciplina de Marketing, na Administração. “Com a crise vivida no Brasil nos últimos tempos, o empreendedorismo vem crescendo e as pessoas envolvidas nos processos aprendem novas técnicas para aprimorar os negócios, sejam eles novos ou já existentes”, destacou.
O intuito é estimular o empreendedorismo, que não era muito fortalecido pelo sistema educacional no passado. “Imagine se os grandes homens e mulheres, nomes que ficaram gravados na história da humanidade, estivessem contentes com uma situação estável, ou não quisessem fazer diferente do que já estava sendo feito? Creio que ainda estaríamos nas cavernas com certeza”, refletiu Robson.
Na opinião do professor, o empreendedorismo é uma tendência. Estima-se que mais de 60% da população brasileira queira abrir seu próprio negócio, segundo estudo realizado pela MindMiners, em parceria com o PayPal, que fez um raio-X do empreendedorismo no Brasil e apresentado na revista PEGN – Pequenas Empresas Grande Negócios de 30 de outubro de 2017.
Robson destacou a importância da participação para os estudantes. “Essa edição é uma nova oportunidade para os alunos empreendedores mostrarem suas ideias e colocarem em prática o seu negócio, fazendo do Empreend-Marketing um laboratório para ‘sentir’ o quanto a ideia e o negócio vale a pena ser formalizado, ou seja, empreendido de verdade”, afirmou. Pela 1ª vez, os alunos do Curso de Ciências Contábeis também participarão do evento, juntamente com Administração e TADS – Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que já são veteranos da feira.