Pesquisar
Close this search box.

Vacinas estão disponíveis em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Vacinas estão disponíveis em...

    A população rolandense pode receber, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, a dose das vacinas tríplice-viral, contra a febre amarela e contra a hepatite B. É importante procurar a UBS mais próxima de sua residência com a carteirinha em mãos, seja criança ou adulto, para que o profissional possa verificar se o cidadão está com as vacinas em dia dentro de sua faixa etária.


    A tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. De 1 a 29 anos, a pessoa deve que receber duas doses e dos 30 a 49 anos uma dose. A cobertura vacinal leva em conta a faixa etária de 12 a 15 meses, idades que correspondem a primeira e a segunda dose. Em Rolândia, ela está em 100%.


    Antes de um ano de idade
    Desde o final de setembro, a vacinação contra a febre amarela não necessita mais de agendamento prévio. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a imunização deve ser feita em dose única aos nove meses de idade, resolução válida desde 2017. “Os pais precisam entender que a vacina de febre amarela tem que ser aplicada na criança antes de um ano de idade”, destacou Silvana Ray, gerente de imunização da Epidemiologia.


    É importante que se respeite a idade de vacinação – aos nove meses – para não atrapalhar as imunizações seguintes. “Quando chegar a um ano, a criança não pode recebê-la junto com a tríplice viral. Para que não acabe protelando a vacinação de novo, ela deve ser feita aos nove meses”, ressaltou Silvana.

    A vacina de febre amarela ainda é a que tem menos cobertura vacinal em Rolândia. Em julho, a cobertura era de 100%. Em agosto, caiu para 90% e setembro registrou a cobertura de 88%. Silvana ressaltou que os pais não precisam temer a vacina por uma possível alergia a ovo, o que é muito raro. “Em Rolândia, temos só três crianças com essa condição”, afirmou. Anteriormente, a pessoa recebia um reforço da vacina a cada dez anos. “Mas agora já foi comprovado cientificamente que uma dose imuniza para a vida inteira”, esclareceu.


    Hepatite B
    A vacinação contra hepatite B, composta de três doses, também está aberta a toda a população até os 59 anos. Para receber qualquer uma das vacinas, é necessário estar com a carteira de vacinação em mãos. Os moradores de São Martinho poderão se vacinar na UBS local no próximo dia 27 de outubro, das 8 ao meio-dia. “Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis”, acrescentou a gerente de imunização. Outros serviços de saúde disponíveis serão a estratificação de risco para pacientes hipertensos, diabéticos e idosos, atendimento odontológico, além de recreação para as crianças.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: