TDAH na infância – por Dra. Isabella L. C. Gouveia

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    O TDAH – Transtorno de DĂ©ficit de Atenção e Hiperatividade – Ă© um transtorno neurobiolĂłgico que tem inĂ­cio na infância, mas pode persistir atĂ© a idade adulta. Acomete cerca de 3 a 5% das crianças em todo o mundo e pode trazer importantes prejuĂ­zos no aprendizado e no relacionamento social e familiar.


    As principais caracterĂ­sticas sĂŁo a agitação excessiva, a desatenção e a impulsividade. Na infância, crianças com TDAH sĂŁo tidas como distraĂ­das, avoadas, que vivem sempre no “mundo da lua”. TĂŞm dificuldades para realizar atividades que exigem concentração, e nĂŁo conseguem manter o foco em uma sĂł coisa por muito tempo, pois distraem-se com muita facilidade.

    Dificilmente conseguem concluir a cĂłpia da matĂ©ria do quadro ou assistir a um filme atĂ© o final, por exemplo. SĂŁo crianças muito agitadas, que nĂŁo conseguem parar na carteira, estĂŁo sempre mudando de atividade ou brincadeira, e Ă© comum os pais relatarem que a criança assiste TV de ponta cabeça, ou que nĂŁo senta nem para fazer as refeições. Geralmente o sono Ă© agitado. A impulsividade tambĂ©m Ă© comum, sĂŁo impacientes, interrompem conversas, tĂŞm dificuldades para esperar sua vez. Há crianças, principalmente em meninas, em que os sintomas de desatenção prevalecem, e outras em sĂŁo mais evidentes os sintomas de hiperatividade e impulsividade. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

    Para que se faça o diagnĂłstico, os sintomas precisam estar presentes em dois ou mais contextos, por exemplo, em casa e na escola. Se sĂł há queixas na escola ou sĂł em casa, nĂŁo se trata de TDAH – Ă© preciso investigar outras causas para as alterações de comportamento da criança.

    Sabe-se que o TDAH Ă© causado por alterações quĂ­micas no cĂ©rebro em regiões responsáveis pelo autocontrole, pela capacidade de prestar atenção, memĂłria, organização e planejamento. NĂŁo se sabe ainda exatamente o que causa essas alterações, mas muitos fatores estĂŁo envolvidos e sendo estudados, principalmente fatores genĂ©ticos e ligados Ă  gravidez. Problemas familiares e relacionados Ă  educação podem agravar o quadro, mas nĂŁo sĂŁo causas dele, ou seja, os pais nĂŁo podem ser culpados por terem um filho que sofre de TDAH.

    Quando há suspeita de um quadro de TDAH, Ă© importante que a criança seja avaliada com bastante critĂ©rio, por profissionais que tenham experiĂŞncia com o transtorno. Há muitas outras causas de agitação e de desatenção em crianças, e Ă© preciso descartá-las antes de fechar o diagnĂłstico. Outros quadros psiquiátricos, problemas de relacionamento familiar, dificuldades especĂ­ficas de aprendizagem, podem causar sintomas semelhantes, ou seja, nem toda criança agitada ou desatenta tem TDAH.

    O tratamento ideal Ă© feito de maneira multidisciplinar, pois alĂ©m da medicação especĂ­fica para melhorar os sintomas, a criança pode precisar de apoio psicolĂłgico, pedagĂłgico, e a famĂ­lia tambĂ©m precisa de apoio e orientação.

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