O TDAH – Transtorno de DĂ©ficit de Atenção e Hiperatividade – Ă© um transtorno neurobiolĂłgico que tem inĂcio na infância, mas pode persistir atĂ© a idade adulta. Acomete cerca de 3 a 5% das crianças em todo o mundo e pode trazer importantes prejuĂzos no aprendizado e no relacionamento social e familiar.
As principais caracterĂsticas sĂŁo a agitação excessiva, a desatenção e a impulsividade. Na infância, crianças com TDAH sĂŁo tidas como distraĂdas, avoadas, que vivem sempre no “mundo da lua”. TĂŞm dificuldades para realizar atividades que exigem concentração, e nĂŁo conseguem manter o foco em uma sĂł coisa por muito tempo, pois distraem-se com muita facilidade.
Dificilmente conseguem concluir a cópia da matéria do quadro ou assistir a um filme até o final, por exemplo. São crianças muito agitadas, que não conseguem parar na carteira, estão sempre mudando de atividade ou brincadeira, e é comum os pais relatarem que a criança assiste TV de ponta cabeça, ou que não senta nem para fazer as refeições. Geralmente o sono é agitado. A impulsividade também é comum, são impacientes, interrompem conversas, têm dificuldades para esperar sua vez. Há crianças, principalmente em meninas, em que os sintomas de desatenção prevalecem, e outras em são mais evidentes os sintomas de hiperatividade e impulsividade. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Para que se faça o diagnĂłstico, os sintomas precisam estar presentes em dois ou mais contextos, por exemplo, em casa e na escola. Se sĂł há queixas na escola ou sĂł em casa, nĂŁo se trata de TDAH – Ă© preciso investigar outras causas para as alterações de comportamento da criança.
Sabe-se que o TDAH Ă© causado por alterações quĂmicas no cĂ©rebro em regiões responsáveis pelo autocontrole, pela capacidade de prestar atenção, memĂłria, organização e planejamento. NĂŁo se sabe ainda exatamente o que causa essas alterações, mas muitos fatores estĂŁo envolvidos e sendo estudados, principalmente fatores genĂ©ticos e ligados Ă gravidez. Problemas familiares e relacionados Ă educação podem agravar o quadro, mas nĂŁo sĂŁo causas dele, ou seja, os pais nĂŁo podem ser culpados por terem um filho que sofre de TDAH.
Quando há suspeita de um quadro de TDAH, Ă© importante que a criança seja avaliada com bastante critĂ©rio, por profissionais que tenham experiĂŞncia com o transtorno. Há muitas outras causas de agitação e de desatenção em crianças, e Ă© preciso descartá-las antes de fechar o diagnĂłstico. Outros quadros psiquiátricos, problemas de relacionamento familiar, dificuldades especĂficas de aprendizagem, podem causar sintomas semelhantes, ou seja, nem toda criança agitada ou desatenta tem TDAH.
O tratamento ideal Ă© feito de maneira multidisciplinar, pois alĂ©m da medicação especĂfica para melhorar os sintomas, a criança pode precisar de apoio psicolĂłgico, pedagĂłgico, e a famĂlia tambĂ©m precisa de apoio e orientação.