Conselho de Desenvolvimento ensaia seus primeiros passos em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias Antigas
  4. /
  5. Conselho de Desenvolvimento ensaia...

    Com o objetivo de conscientizar e engajar o poder pĂşblico e os empresários de Rolândia na criação do Codese (Conselho de Desenvolvimento EconĂ´mico, Sustentável e EstratĂ©gico), foram realizadas duas palestras no auditĂłrio da ACIR na terça (06), Ă  tarde e Ă  noite, com Marcia Santin, consultora e ex-gestora do Codem de Maringá. Com a implantação do Conselho, Rolândia se tornará pioneira nessa iniciativa entre as cidades da regiĂŁo metropolitana de Londrina.

    A palestrante explicou que serĂŁo necessários aproximadamente seis meses para a implantação do Codese, que passa por cinco fases. A primeira etapa, que corresponde Ă  palestra, Ă© a sensibilização. “O conteĂşdo da palestra foi voltado para sensibilizá-los do porquĂŞ Ă© importante e se faz necessária uma organização como esta”, explicou Marcia. O Codese será responsável por planejamentos em relação ao desenvolvimento econĂ´mico da cidade nas prĂłximas dĂ©cadas.

    A segunda etapa do desenvolvimento possivelmente será realizada em janeiro de 2019. “Trabalharemos um workshop com todas as lideranças, discutindo as oportunidades e desafios para fortalecer o engajamento”, adiantou. As etapas seguintes discutirĂŁo a institucionalização e formalização do conselho em reuniões com as câmaras tĂ©cnicas. Marcia irá guiar Rolândia em todas as etapas atĂ© a operacionalização do conselho, trazendo exemplos e boas práticas de outras cidades que acompanha. “Meu papel Ă© assessorar, com minha experiĂŞncia, as lideranças de Rolândia no desenvolvimento e implantação”, afirmou.

    A consultora alertou que durante o desenvolvimento, serĂŁo tomados cuidados para que o conselho nĂŁo se torne polĂ­tico. O presidente da ACIR, Marcio Lopes do Carmo, tambĂ©m está alinhado com essa proposta e prevĂŞ que o Codese funcione dentro da ACIR. “A ideia Ă© que o conselho trabalhe dentro da Associação Comercial, que será como uma mantenedora”, afirmou.

    O presidente ainda explicou que a ACIR está desde maio gestando o conselho em diversas reuniões. “Já era uma vontade da nossa associação fazer a formação desse conselho de desenvolvimento. Tivemos tambĂ©m a procura dos empresários neste sentido e resolvemos abraçar a causa”, declarou Marcio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: