A tontura é um dos sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes. Ela pode vir na forma de “vertigem”, caracterizada pela ilusão de que o ambiente ou o indivíduo estão “rodando”, flutuação, cabeça oca ou cabeça pesada, enxaqueca, desequilíbrio ao caminhar, sensação de desmaio, náusea, entre outros sintomas. Como o labirinto está ligado ao ouvido, muitas vezes pode vir acompanhado de zumbido (chiado no ouvido), sensação de ouvido “tampado” e/ou surdez. Vale ressaltar que nem toda tontura é “labirintite”, na verdade poucas pessoas apresentam essa inflamação grave e rara do labirinto.
A causa mais comum está relacionada ao deslocamento dos “cristais” no labirinto, chamada de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), sendo caracterizada como uma tontura rápida, rotatória, de acordo com a mudança de posição na cama ou ao movimento da cabeça. O diagnóstico é realizado através do exame Vídeo Frenzel e o tratamento com sessões de Manobras para recolocar os cristais, sem necessidade de medicamentos.
Outra causa frequente de tontura, principalmente neste período de férias no final do ano, quando muitas pessoas vão viajar, é aquela que se manifesta quando o corpo está parado durante as viagens de carro, avião, barco ou ônibus e há um conflito de informações entre o labirinto, que sente o movimento, e a visão, que acredita que o corpo está inerte, causando náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico. Esta tontura, conhecida também como “mal do movimento”, é chamada de Cinetose. O diagnóstico é realizado através de exames para avaliar o funcionamento do labirinto e o tratamento é feito por meio de sessões de Reabilitação Vestibular e conta com o acompanhamento de um fonoaudiólogo.
A tontura tem cura e tratamento! Por isso, inicialmente recomenda-se uma consulta com um médico Otorrinolaringologista para se avaliar o histórico, o quadro clínico, além de se solicitar a realização de exames com um Fonoaudiólogo especialista para análise da audição e do labirinto. Dependendo das suspeitas do profissional, este poderá pedir outros exames que achar necessário, permitindo orientações de um tratamento mais adequado para cada caso.
Alana Ribeiro de Melo – Fonoaudióloga CRFa 3-10033 – Graduada pelo Unicesumar – Maringá/PR; Especialista em Audiologia Clínica e Educacional pela ALFA – Instituto de Comunicação e Audição de Bauru-SP e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo FOB/USP