O setor de epidemiologia da Vigilância em Saúde Municipal realizou mais de 260 testes rápidos de sífilis, doença sexualmente transmissível (DST), nos últimos meses em vários locais do município. O objetivo das ações é prevenir a doença por meio de orientações e informações e identificar possíveis casos através do teste, para indicar o tratamento adequado.
No dia 19 de outubro, Dia Nacional de Combate a Sífilis, a equipe posicionou-se no calçadão e realizou 80 testes rápidos para sífilis, além de 300 orientações sobre a doença. Dos dias 30 de outubro a 6 de novembro, 124 testes rápidos foram realizados no Frigorífico Granjeiro. No dia 26 de novembro, foi a vez de a ação chegar à Delegacia de Polícia, onde foram realizados 63 testes rápidos para Sífilis e Hepatite C.
Mais ações
Ainda relacionado às doenças sexualmente transmissíveis, a Epidemiologia promoveu palestras sobre DSTs para mais de 150 alunos. No dia 16 de outubro, a ação foi na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no distrito do Bartira.
Já nos dias 23 e 28 de novembro, as palestras aconteceram na Escola Municipal Parigot de Souza.