O Grupo FolclĂłrico AlemĂŁo Rotkappen, de Rolândia, retomou seus ensaios no sábado (13). Os ensaios – infantil Ă s 14h30 e adulto Ă s 16 horas – serĂŁo realizados na Igreja Luterana (Av. Interventor Manoel Ribas, 1682). O acesso Ă© pela Av. Tiradentes. “Quer se exercitar? Quer se divertir? Quer conhecer uma tradição secular?  Venha dançar com o Rotkappen!”, convidam os integrantes do grupo.
O grupo
O Rotkappen Ă© um grupo de danças folclĂłricas alemĂŁs, que surgiu em 1988, quando foi organizada a primeira Oktoberfest de Rolândia, nas dependĂŞncias da Igreja Luterana. A esposa do pastor, Odete FĂĽnber Ravache, abraçou a ideia e convidou alguns jovens de descendĂŞncia alemĂŁ para integrar o grupo.Â
Com o passar do tempo novos integrantes juntaram-se ao grupo, muitos deles já sem descendĂŞncia, mas com interesse pelas mĂşsicas que animavam as festas e bailes tĂpicos germânicos realizadas na cidade e regiĂŁo. Dança, ritmo e, principalmente, a amizade passaram a fazer parte da vida desses jovens.
Em 1991, a coordenação do grupo passou a ser feita pela Senhora Kronnenberg. Nesse ano o grupo foi registrado oficialmente, foram elaborados os estatutos, escolhida a presidĂŞncia e distribuĂdos os cargos. ApĂłs trĂŞs anos de atividade, o grupo foi denominado “Grupo FolclĂłrico AlemĂŁo Rotkappen”.
Pelas mãos da então coordenadora, senhora Relinde Kronnenberg, foi tecido o estandarte oficial, que passou a ser conduzido em desfiles, apresentações e gincanas. O grupo passou a ser sinônimo de cultura alemã, em Rolândia e região.
O ano de 1994 ficou registrado como o de maior crescimento do Rotkappen. Foram criadas as categorias adulto e infantil, uma vez que pais e irmãos dos integrantes também queriam participar da alegria disseminada pelos jovens.
Como membro da Associação Cultural Gramado, do Rio Grande do Sul, o grupo participa de encontros anuais para repasse de danças, renovando assim, constantemente seu acervo.
O Rotkappen já teve contato com diversos grupos da Alemanha, alguns dos quais estiveram em turnê pelo Brasil, tendo passado por Rolândia.
O grupo de dança fez uma turnê pelo sul do Brasil, em 1995. Com aproximadamente 40 pessoas, o grupo viajou por 12 dias pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Atualmente, o grupo tem 35 integrantes, alguns remanescentes das trĂŞs categorias antes existentes e outros que há pouco tempo passaram a fazer parte da FamĂlia Rotkappen.  AlĂ©m da preservação da cultura alemĂŁ atravĂ©s da dança e da mĂşsica, o Rotkappen se empenha em colaborar com projetos de ajuda comunitária, participa de eventos filantrĂłpicos e outras atividades.