Pesquisar
Close this search box.

Rotkappen retoma seus ensaios

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rotkappen retoma seus ensaios
O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen, de Rolândia, retomou seus ensaios no sábado (13). Os ensaios – infantil às 14h30 e adulto às 16 horas – serão realizados na Igreja Luterana (Av. Interventor Manoel Ribas, 1682). O acesso é pela Av. Tiradentes. “Quer se exercitar? Quer se divertir? Quer conhecer uma tradição secular?  Venha dançar com o Rotkappen!”, convidam os integrantes do grupo.

O grupo
O Rotkappen é um grupo de danças folclóricas alemãs, que surgiu em 1988, quando foi organizada a primeira Oktoberfest de Rolândia, nas dependências da Igreja Luterana. A esposa do pastor, Odete Fünber Ravache, abraçou a ideia e convidou alguns jovens de descendência alemã para integrar o grupo. 

Com o passar do tempo novos integrantes juntaram-se ao grupo, muitos deles já sem descendência, mas com interesse pelas músicas que animavam as festas e bailes típicos germânicos realizadas na cidade e região. Dança, ritmo e, principalmente, a amizade passaram a fazer parte da vida desses jovens.

Em 1991, a coordenação do grupo passou a ser feita pela Senhora Kronnenberg. Nesse ano o grupo foi registrado oficialmente, foram elaborados os estatutos, escolhida a presidência e distribuídos os cargos. Após três anos de atividade, o grupo foi denominado “Grupo Folclórico Alemão Rotkappen”.

Pelas mãos da então coordenadora, senhora Relinde Kronnenberg, foi tecido o estandarte oficial, que passou a ser conduzido em desfiles, apresentações e gincanas. O grupo passou a ser sinônimo de cultura alemã, em Rolândia e região.
O ano de 1994 ficou registrado como o de maior crescimento do Rotkappen. Foram criadas as categorias adulto e infantil, uma vez que pais e irmãos dos integrantes também queriam participar da alegria disseminada pelos jovens.
Como membro da Associação Cultural Gramado, do Rio Grande do Sul, o grupo participa de encontros anuais para repasse de danças, renovando assim, constantemente seu acervo.

O Rotkappen já teve contato com diversos grupos da Alemanha, alguns dos quais estiveram em turnê pelo Brasil, tendo passado por Rolândia.

O grupo de dança fez uma turnê pelo sul do Brasil, em 1995. Com aproximadamente 40 pessoas, o grupo viajou por 12 dias pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, o grupo tem 35 integrantes, alguns remanescentes das três categorias antes existentes e outros que há pouco tempo passaram a fazer parte da Família Rotkappen.  Além da preservação da cultura alemã através da dança e da música, o Rotkappen se empenha em colaborar com projetos de ajuda comunitária, participa de eventos filantrópicos e outras atividades.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: