A revisão do Plano Diretor de Rolândia, já concluída pelo Itedes, está passando por uma lapidação pelos conselheiros antes de ser levada para a aprovação da Câmara Municipal. Uma das novas propostas, que pode ser adicionada à revisão, é a proibição de construções acima de três andares no Centro Histórico de Rolândia, que abrange o arco da av. Castro Alves.
A exceção é se os prédios forem construídos de frente para as avenidas do arco: Castro Alves, Romário Martins, Salgado Filho, Tiradentes, Expedicionários e Presidente Bernardes. “São avenidas com canteiro central que têm boa estrutura para suportar o adensamento de pessoas e tráfego de veículos”, justificou a secretária de Planejamento de Rolândia, Catarina Schauff.
Essa proposta será inserida na revisão e discutida em audiência pública até o início de fevereiro. “Assim que terminarmos de fazer essa revisão técnica, faremos uma reunião com entidades ligadas ao setor imobiliário, associações de engenheiros e arquitetos, os vereadores, o Codese e demais pessoas que se interessem pelo assunto”, explicou a secretária.
O objetivo de fazer essa alteração no Plano Diretor, segundo Catarina, é torná-lo mais completo, exigindo assim menos projetos de leis futuros para promover e acrescentar essas lapidações. “Quanto melhor definido agora o Plano, mais duradouro ele é”, ressaltou a secretária.