Rolândia comemora 75 anos de existência nesta segunda, 28 de janeiro, data que foi a primeira estabelecida para o aniversário da cidade. Mas nem sempre Rolândia comemorou seu aniversário nesta data que marca a emancipação política do município. Até dezembro de 2014, a cidade comemorava seu aniversário em 29 de junho, o dia da fundação da cidade por conta do início da primeira construção no perímetro urbano em 1934 – o Hotel Rolândia.
Há cinco anos, a comemoração foi transferida para o dia 28 de janeiro, “rejuvenescendo” o município em dez anos. A Câmara de Vereadores então aprovou o projeto de lei do Executivo que solicitava que o aniversário de Rolândia fosse comemorado no dia 28 de janeiro, dia em que o município foi instalado em 1944 com a 1ª ata, a da posse do prefeito nomeado Ary Correia Lima. Se o aniversário de Rolândia ainda fosse em junho, o município completaria 85 anos em 2019.
Com essa última alteração, o nascimento da cidade, apesar de não ser feriado, ainda é considerado no dia 29 de junho de 1934, com o início da construção do Hotel Rolândia. O nascimento do município, a partir de sua emancipação política em 1944, é comemorado com feriado no dia 28 de janeiro.
A história por trás das datas
A professora Cláudia Portelinha Schwengber, conversou sobre o assunto com a reportagem do JR em 2011. À época, a autora do livro “Aspectos Históricos de Rolândia” lembrou que, de acordo com especialistas do Instituto Histórico do Paraná, a data historicamente correta é o dia 28 de janeiro por tratar-se do dia em que ocorreu a instalação do município. “Desde o ano de sua instalação, 1944, até 1962 o aniversário de Rolândia foi comemorado nessa data”, ressaltou a professora. Segundo o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, todas as cidades com menos de 300 anos devem comemorar seu aniversário na data da sua 1ª ata, ou seja, no dia da criação do município.
De acordo com o livro “Aspectos”, em 1962, sem nenhum fundamento histórico, a Câmara mudou a data para 27 de novembro. “Os vereadores alegaram que era um dia em que não haveria nenhuma concorrência com aniversários com outras cidades da região”, reforça Cláudia. Neste dia, em 1957, houve uma grande festa para a estátua Roland.
Em 1974, durante a gestão de Orlandino de Almeida, o aniversário de Rolândia voltou a ser a emancipação política, mas as comemorações aconteceram no dia 19 de março, dia do padroeiro da cidade, São José. Após um breve período, o aniversário voltou a ser comemorado no dia 27 de novembro. No ano de 1984, o então prefeito Eurides Moura aprovou a decisão da Câmara de Vereadores instituindo o dia 29 de junho de 1934 como a data da fundação da cidade de Rolândia. O ato foi justificado pelo início da construção do Hotel Rolândia, o marco da cidade.