Pesquisar
Close this search box.

Detran PR agiliza emplacamento no modelo Mercosul

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Detran PR agiliza emplacamento...
    Uma portaria do Detran Paraná criou um sistema logístico mais eficiente para atender a demanda de emplacamento das novas placas do modelo Mercosul em veículos registrados no Paraná. 

    Com a determinação os estampadores estão autorizados a vincular a placa nos veículos ainda em pátios de empresas, concessionárias, revendedores ou fabricantes e montadoras de veículos, após o devido registro e licenciamento. O novo sistema de placa de identificação no padrão Mercosul é determinado pelo Governo Federal e já foi adotado no Paraná. 

    As fabricantes e estampadoras de placas precisam se credenciar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fazerem um recadastramento no Detran-PR para serem autorizadas a fabricar e estampar essas placas. Até então, as fabricantes só precisavam ser cadastradas a nível estadual no Detran-PR.

    Segundo o Detran, como esse sistema é novo e possui mais especificações, o número de empresas que realizam esse serviço ainda é reduzido. Dessa forma, alguns municípios do Estado ainda não possuem empresas estampadoras credenciadas, tarefa que será facilitado pelo deslocamento dos funcionários.

    No modelo anterior, as placas possuíam um lacre, que foi substituído pelo QR Code e outros itens de segurança. Com a extinção do lacre, somente as empresas estampadoras de placas têm autorização para realizar a vinculação da placa nos carros.

    A placa tem o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.

    A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: Primeiro emplacamento; Aquisição de veículo; Aquisição de veículo com troca de município; Alteração de Dados com complementação de placa; Mudança de Município; Registro de Outro Estado; Troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: