Rompimento de adutora prejudica abastecimento de Rolândia

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    O rompimento de uma adutora da Sanepar, prĂłxima Ă  trincheira que estĂĄ sendo construĂ­da pelo DNIT, desestabilizou o sistema principal de abastecimento de Rolândia, que estĂĄ operando em 50% de sua capacidade. O incidente aconteceu no inĂ­cio da manhĂŁ da terça-feira (12) e a previsĂŁo inicial seria de que o serviço de reparo fosse feito atĂŠ as 18 horas do mesmo dia, mas a Sanepar analisou a situação e resolveu antecipar uma obra de mudança de local da adutora rompida. A adutora serĂĄ transportada para cerca de 12 metros de onde ela estĂĄ hoje e o serviço deve seguir noite e madrugada adentro na avenida Ailton Rodrigues Alves. Equipamentos pesados foram trazidos de Arapongas para cortar o asfalto e fazer uma escavação mais profunda.

   A Sanepar emitiu um comunicado informando sobre a obra antecipada “em função do rompimento de uma das adutoras do sistema distribuidor de Rolândia, ocorrido na manhĂŁ desta terça-feira (12)”. A empresa ressaltou a necessidade de antecipar a obra de remanejamento da tubulação do local onde o DNIT estĂĄ construindo a trincheira fĂŠrrea. “Com as escavaçþes, a tubulação da Sanepar ficou vulnerĂĄvel e se rompeu pela movimentação do solo, apĂłs as chuvas”, declara o comunicado.

    A empresa de saneamento ressaltou que o abastecimento na cidade pode ser prejudicado, porque o sistema principal estĂĄ sendo operado com 50% da capacidade instalada. Os nĂ­veis dos reservatĂłrios, porĂŠm se mantiveram dentro da normalidade durante o dia, o que demonstra que a distribuição de ĂĄgua em grande parte da cidade nĂŁo foi afetada. A chuva e a temperatura mais amena tambĂŠm contribuĂ­ram para um menor consumo de ĂĄgua durante a terça-feira.

    Ainda assim, a Sanepar lembra que a população deve colaborar utilizando a ĂĄgua de maneira racional, evitando desperdĂ­cios, e que clientes que nĂŁo possuem caixa-d’água domiciliar poderiam ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas TĂŠcnicas (ABNT), cada imĂłvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mĂ­nimo, 24 horas. O reservatĂłrio domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

    O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar ĂŠ feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mĂŁos a conta de ĂĄgua ou o nĂşmero de sua matrĂ­cula. Para consultar esta e outras informaçþes, utilize o aplicativo para celular e tablete Sanepar Mobile ou acesse sempre o site: www.sanepar.com.br.

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