O Centro de Atenção Psicossocial de Rolândia Renascer (CAPS II), de Rolândia, realizou o lançamento de seu jornal “A Voz do Paciente” na sexta-feira (08) no próprio CAPS II. De acordo com a coordenadora do CAPS II, Patrícia Silvia de Souza, a publicação será mensal e ajudará, inclusive, no tratamento dos pacientes, já que as matérias são feitas pelos eles mesmos.
A psicóloga Josiane Monte, mentora do jornal, afirmou que tudo começou pelo Facebook há aproximadamente três meses. “Nós vimos que outros estados tinham um jornal, e que seria interessante fazer para apresentar à comunidade o que é realizado aqui dentro do CAPS”, ressaltou. A profissional relatou que o jornal seria uma forma de diminuir o preconceito que os pacientes sofrem. “A intenção é mostrar que eles são capazes de produzir, progredir intelectualmente e provar que têm uma patologia que pode ser resolvida”, concluiu a psicóloga.
Paciente redatora
Loruama Renata da Silva (20) é paciente do CAPS II e também a redatora d’A Voz. Gestante, é ela quem recebe as propostas e temas trazidos pelos pacientes e os transcreve para o jornal. “Fui acolhida pelo CAPS-II para tratamento e isso tem me ajudado bastante”, afirmou Loruana. Moradora de São Martinho, Loruama ressaltou que o jornal a tem ajudado muito. Sobre a gestação, está de sete meses e terá uma menina: Ramara (significa Protetora). Sobre seu nome, também indígena, Loruama não lembrava do significado.
Josiane e Loruama relataram um pouco sobre como o jornal é feito: reunião às quartas-feiras na “oficina de jornal” para discutir sobre as pautas. De acordo com as redatoras, entre sete e oito pacientes participam do encontro e dão sugestões de temas para as reportagens. “Todo mês vamos colocar uma frase de impacto na 1ª página d’A Voz”, afirmou Josiane.
Nesta primeira edição, foram impressos cerca de 100 exemplares. Marcelo Marques, secretário da saúde, esteve presente no evento de lançamento do jornal e fez questão de agradecer pelo convite. “Estou muito feliz em participar deste projeto e parabéns a toda equipe e pacientes envolvidos. Estamos à disposição para o que precisarem”, finalizou o secretário.