A Super Batalha da Independência consagrou o MC Vinicius RP como grande campeão na noite de domingo (24), entre oito MCs que venceram as batalhas de rima realizadas durante o ano de 2018. O evento começou ainda à tarde e terminou às 22h, contando com apresentações musicais intercalando as batalhas na Praça Castelo Branco.
Como o MC Caião não compareceu à batalha de rimas, seu adversário por sorteio, Daniel San, foi automaticamente alavancado para a semi-final para enfrentar GDN, que venceu Tim na primeira rodada. Vinicius RP passou por BRT e enfrentou Mano Tiago, que havia vencido Lukinha. Com isso, na final, RP foi o campeão e GDN foi o vice.
Vinicius RP é a alcunha do araponguense Vinícius Cesar Daniel (22), que já acumula cerca de 30 títulos. RP foi o campeão de três Batalhas da Independência e se classificou para a Super Batalha pela terceira edição da competição e depois venceu a quarta e sexta batalhas, somando também o vice-campeonato da primeira batalha, em julho.
Como vencedor, RP ganhou uma produção completa da DIRT Lab, contando com beat, gravação, mixagem, masterização e arte para o lançamento e um trabalho da trancista Beatriz Figueiredo. A Super Batalha ainda teve apresentações de Equilíbrio Sonoro, Dagaz, Gold Line, Demub, GHGD, Akplehen e Mano Free, Ozaika, Ras (Zi&Ras), GDN e Fand. Uma verdadeira festa da rima.