FELIZ DIA DO CONSUMIDOR – por Fábio Iwakura

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias Antigas
  4. /
  5. FELIZ DIA DO CONSUMIDOR...
    Comemoramos hoje, 15 de março, o Dia do Consumidor em todo o territĂłrio nacional. Esta data tem origem no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983, e definida em razĂŁo do discurso realizado em 15 de março de 1962 pelo entĂŁo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

    No discurso, realizado no congresso americano, Kennedy defendeu quatro direitos essenciais do consumidor: de ser ouvido, Ă  segurança, Ă  informação e Ă  escolha.

    No Brasil, nĂłs os consumidores ficamos, durante dĂ©cadas, Ă  mercĂŞ da boa vontade dos nossos fornecedores – comerciantes e prestadores de serviços. Desrespeito, má fĂ©, indiferença, falta de vontade sĂŁo apenas alguns exemplos da postura daqueles que estavam do lado de lá do balcĂŁo. SentĂ­amos ĂłrfĂŁos e refĂ©ns das empresas. Mas o surgimento do CĂłdigo de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no ano de 1991 mudou, para sempre, essa relação tĂŁo desigual entre compradores e vendedores.

    Atualmente estamos protegidos por nossos direitos e sabemos a quem recorrer quando nĂŁo somos respeitados. Mas, mesmo cientes de tudo isso, muitas organizações demonstram que nĂŁo estĂŁo do nosso lado. E quando nĂŁo estĂŁo do nosso lado, estĂŁo contra nĂłs. Recentemente escrevi um artigo, publicado neste jornal, comentando sobre o mal atendimento a que somos submetidos com freqĂĽĂŞncia. Como consumidores responsáveis, nĂŁo podemos nos calar. 
 
    Reclame com o gerente (ou proprietário) do estabelecimento, quando se sentir desrespeitado. DĂŞ a eles a chance de se redimir. Mas se fizerem “pouco caso”  de vocĂŞ, busque os seus direitos junto Ă s instituições de defesa do consumidor. E se vocĂŞ quiser, de fato, penalizar esse fornecedor mal intencionado, fale da sua infeliz experiĂŞncia com os seus amigos e conhecidos. O boca-a-boca negativo Ă© o pior castigo que vocĂŞ poderá impor a essa empresa. 

    Consumidor, que neste dia vocĂŞ reflita sobre esta data e valorize aqueles que lutaram para que todos nĂłs obtivĂ©ssemos esses direitos. E a melhor forma de valorizar o Dia do Consumidor Ă© consumindo de forma inteligente (bem informado sobre os produtos), segura (sem exageros e agindo racionalmente), e responsável (exigindo os nossos direitos). 

Sou consultor empresarial e diretor da InteligĂŞncia Consultoria Empresarial. Fale comigo atravĂ©s do e-mail [email protected]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: