A Amare (Associação de Mães Especiais de Rolândia) lançou a sua campanha de Empatia durante a sessão de segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores de Rolândia, que ficou azul devido à quantidade de pessoas vestidas com a camisa da Associação. Uma das mães, Juliana Mungo, utilizou a Tribuna Livre do Legislativo e lembrou que “Não é uma campanha de conscientização sobre o autismo, mas de empatia, da pessoa se colocar no lugar do outro que tem deficiência, do familiar”, explicou Juliana, que tem uma filha com Down, a Gabriela. Uma das informações repassadas por Juliana foi a de que sete em cada 100 nascimentos no Brasil são crianças especiais.
Logo depois da fala de Juliana, foram exibidos cinco depoimentos de mães e pais de pessoas especiais, que também estarão nas redes sociais, com um só objetivo: o de colocar quem assiste no lugar do outro. A série, intitulada #ESeFosseVocê?, conta situações de preconceito que essas pessoas viveram com os filhos especiais em Rolândia – Milena Locatelli foi a responsável pela produção dos vídeos. “Os vídeos são para conscientização, não é para punição”, acrescentou Lourdes Albara, tesoureira da Amare.
A campanha segue durante o mês de março e abril, já que o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de abril. No dia 06 de abril, a partir das 9h, a Amare estará no Calçadão de Rolândia promovendo panfletagem e conscientização sobre o Autismo. “Vamos espalhar banners pelo Calçadão com vários relatos, além dos que estão nos vídeos”, adiantou Cinthia Forzan, presidente da Amare.