O Codese (Conselho de Desenvolvimento EconĂ´mico, Sustentável e EstratĂ©gico) de Rolândia reuniu mais de 60 pessoas em um workshop no auditĂłrio da Faculdade Paranaense – Faccar. Durante toda a manhĂŁ da quinta-feira, 28 de março, lideranças e entidades discutiram sobre os problemas e desafios que o municĂpio enfrenta, alĂ©m de abordar tambĂ©m as oportunidades que Rolândia tĂŞm em várias áreas.
Conduzido pela consultora Marcia Santin, que está assessorando a implantação do conselho no municĂpio desde o seu inĂcio, o workshop utilizou várias salas da faculdade e dividiu as pessoas em grupos. “TĂnhamos cinco salas e cada sala trabalhava com dois grupos de discussĂŁo”, revelou Marcia Santin Ă reportagem do JR.
A primeira ida dos grupos Ă s salas foi para discutir e saber quais sĂŁo os problemas e dos desafios enfrentados pelo municĂpio de Rolândia. Depois de quase uma hora de conversa, cada grupo trouxe os desafios e os problemas levantados. Esses desafios foram repassados Ă sala central, onde Marcia e sua equipe os colocaram no quadro. A falta de saneamento básico, a falta de modernidade na gestĂŁo pĂşblica, a influĂŞncia do poder paralelo sobre a administração, falta de infraestrutura ao lazer, de incentivo ao esporte, infraestrutura insuficiente na cidade e no campo, baixa qualidade polĂtica, baixa cultura de cidadania, perda da identidade cultural, ausĂŞncia de um observatĂłrio social, falta de planejamento na cultura e no turismo, precariedade na saĂşde, falta de segurança. Esses foram alguns dos problemas relatados.
Os grupos voltaram a se reunir em busca das oportunidades para Rolândia, que tambĂ©m foram levados para a sala central e elencados. Execução de polĂticas pĂşblicas de esporte, cultura e lazer, criar uma identidade urbana e estrutural, explorar o potencial cooperativo/participativo existente na comunidade, criação da guarda municipal, aumento da participação do Codese nas decisões orçamentárias, investimento como cidade tecnolĂłgica e inteligente, estimular a cultura da inovação e empreendedorismo, educação bilĂngue e trilĂngue, criação de um centro tecnolĂłgico, fomentar a educação tĂ©cnica voltada para o perfil econĂ´mico, industrial e turĂstico do municĂpio, desenvolvimento socioeconĂ´mico com indĂşstrias diversificadas, desenvolver o turismo rural, gastronĂ´mico e esportivo. Essas foram algumas das oportunidades encontradas pelos participantes durante o workshop.
Em posse de todas essas informações, Marcia irá preparar todo o material para a prĂłxima reuniĂŁo, ainda sem data marcada. Vale lembrar que uma lei municipal precisa ser aprovada na Câmara e sancionada pelo Executivo Municipal para que o Codese exista de fato. O Conselho Ă© uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e pretende planejar o desenvolvimento sustentável e estratĂ©gico do municĂpio.