A reforma da guarita e o muro do novo cemitĂ©rio de Rolândia, no Contorno Norte, estavam sendo concluĂdos na sexta (12) e, nesta semana, o municĂpio já solicitará a vistoria do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), ĂłrgĂŁo responsável pela liberação do local para sepultamentos, como informou Marcos Santucci, secretário de Serviços PĂşblicos que acumula interinamente a pasta da Infraestrutura. O novo cemitĂ©rio tambĂ©m já conta com um segurança durante o dia e dois no perĂodo da noite para preservar o local e garantir que nĂŁo haja mais furtos ou depredações ao patrimĂ´nio pĂşblico.
  Os valores para sepultamentos ainda estĂŁo sendo estudados a partir de um levantamento de gastos que está sendo atualizado pela secretaria de Planejamento. Quando o cemitĂ©rio estiver completo, terá quase 20 mil urnas. “Cada jazigo tem trĂŞs urnas. Se a famĂlia quiser, pode adquirir as trĂŞs e deixar reservado para essa famĂlia. Se nĂŁo, tem a possibilidade de comprar uma urna sĂł, porque será tudo em um gramado, com plaquinhas, diferente do cemitĂ©rio central”, explicou a secretária de Planejamento, Catarina Schauff.Â
  A área total do novo cemitério, que é do tipo jardim, ou seja, não se pode construir túmulos ou mausoléus, é de 84.700 metros quadrados. A capacidade total exata é de 19770 gavetas. “Nessa primeira etapa, são 15.480 metros quadrados e 1344 gavetas”, concluiu Catarina Schauff.