Os rolandenses passaram quase dois meses com dificuldades para conseguir crédito do programa Minha Casa Minha Vida, que estava bloqueado na agência da Caixa Econômica Federal de Rolândia. O bloqueio aconteceu porque um grande número de rolandenses ficou inadimplente com a responsabilidade financeira prevista em contrato, mas já foi solucionado.
Foram quase 150 contratos que ficaram parados devido à situação. “Rolândia chegou a um nível de inadimplência muito alto e a Superintendência da Caixa em Brasília, determinou que fossem suspensos todos os contratos de Rolândia até que abaixasse a inadimplência”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD). Frente a essa situação, o deputado participou de uma reunião com construtores na Superintendência de Londrina, mas não conseguiu boas notícias sobre a previsão de liberação do crédito.
Através da Assembleia Legislativa do Paraná, foi feito contato com a Superintendência de Brasília, pedindo a retomada do crédito para os rolandenses, para evitar maiores prejuízos à economia da cidade, que tem aproximadamente 40 construtores que devem gerar cerca de três mil empregos. “Foi uma negociação complicada, estivemos reunidos com a Caixa em várias reuniões explicando a necessidade de voltar a linha de crédito”, acrescentou o deputado.
A Caixa se comprometeu a liberar crédito gradativamente para os novos contratos da cidade e os 150 contratos que estavam parados já poderão ser retomados. “Aqueles que pagam corretamente não podem ser culpados por aqueles que estão pagando. Precisamos fazer uma campanha na cidade e conscientizar essas pessoas inadimplentes de que isso pode gerar um prejuízo muito grande para todos, para que eles procurem regularizar”, afirmou Cobra.