Terminada a primeira fase, e antes do julgamento do PSTC na quarta (08), a Segundona 2019 do Paraná já tem as equipes classificadas para a próxima fase e também as que caíram para a Terceirona, no caso, Iraty e Paranavaí. A 2ª fase terá dois grupos de quatro equipes, que jogam entre si em turno e returno. Como REC e Nacional foram para o mesmo grupo, o B, os dois times rolandenses fazem dois Deutsche Derby (clássico alemão). Agora com torcida.
Os grupos
Na atual situação, o grupo B é formado por Independente São Joseense (1º lugar na 1ª fase), REC (4º colocado), Prudentópolis (5º lugar) e Nacional (8º colocado). Já o grupo C ficou com PSTC (2º lugar), União de Beltrão (3º colocado), Apucarana (6º lugar) e Batel (7º colocado). O caso é que o PSTC será julgamento nesta quarta-feira (08) e pode mudar a composição desses grupos.
Julgamento
Na segunda rodada, o PSTC jogou com atletas que não estavam inscritos no campeonato e perdeu a partida. Se for condenado, perde três pontos. Na terceira rodada, escalou um atleta que estava suspenso pelo TJD e empatou o jogo. Se for condenado, perde quatro pontos. Então, há três cenários possíveis de acordo com o resultado do julgamento de quarta.
Cenários
Se o PSTC for condenado apenas pela segunda rodada, perde três pontos – os grupos ficam assim: o B teria Independente (1º), PSTC (4º), Prudentópolis (5º) e NAC (8º); já o C seria composto com União (2º), REC (3º), Apucarana (6º) e Batel (7º).
Caso o time de Cornélio seja condenado pela terceira rodada apenas e perca quatro pontos, o grupo B teria Independente (1º), Prudentópolis (4º), PSTC (5º) e NAC (8º); já o C seria composto com União (2º), REC (3º), Apucarana (6º) e Batel (7º).
Se o PSTC for condenado pelas duas rodadas, perde sete pontos e os grupos ficariam diferentes. O grupo B teria Independente (1º), Prudentópolis (4º), Apucarana (5º) e PSTC (8º); já o C seria composto com União (2º), REC (3º), Batel (6º) e Nacional (7º). É esperar para ver.