O municĂpio de Rolândia conta com 47.047 eleitores aptos a votar na prĂłxima eleição, que acontecerá em 2020. ApĂłs o cadastramento biomĂ©trico em 2017, o nĂşmero de eleitores estava em 45.279 e aumentou no perĂodo de regularização. Diferente de outras cidades, Rolândia nĂŁo tem tĂtulos pendentes a serem cancelados pelo nĂŁo comparecimento em trĂŞs eleições consecutivas. Isso porque apĂłs a biometria que recadastrou o eleitorado rolandense em 2017, sĂł ocorreram dois turnos, referentes Ă s eleições de 2018. No entanto, os eleitores que faltaram nos dois turnos de 2018 e faltarem tambĂ©m na votação municipal no prĂłximo ano devem ficar atentos, já que estarĂŁo sujeitos ao cancelamento do tĂtulo.
Para passar pelo cadastro biomĂ©trico, o eleitor teve que zerar as pendĂŞncias com a Justiça Eleitoral. “EntĂŁo, todos nossos eleitores que vieram em 2017 fizemos isso. Os que nĂŁo compareceram, já tiveram na sequĂŞncia o tĂtulo cancelado”, explicou Mário Bannwart, chefe do FĂłrum Eleitoral de Rolândia. Os 7899 cancelamentos registrados pelo FĂłrum Eleitoral referem-se a alguns eleitores que nĂŁo passaram pela biometria, mas o maior nĂşmero Ă© de falecidos. “A maioria deles se referem mesmo aos Ăłbitos, porque em mĂ©dia, Rolândia tem 30 a 40 Ăłbitos por mĂŞs”, justificou.
Os 609 eleitores que estĂŁo com os tĂtulos suspensos, mas ainda residem em Rolândia, podem ir ao FĂłrum Eleitoral com comprovante de endereço, CPF e documento oficial com foto. Eles tĂŞm atĂ© maio de 2020 para providenciarem a regularização e ficarem em dia com a Justiça Eleitoral, podendo votar nas eleições municipais. “Os que estĂŁo com o tĂtulo cancelado e moram em outra cidade tem que ir ao cartĂłrio eleitoral de onde estĂŁo residindo agora para fazer a transferĂŞncia, levando a mesma documentação”, acrescentou Bannwart.
Atualmente, Rolândia conta com 19 locais de votação e 150 seções eleitorais espalhadas pela cidade. O prazo de maio de 2020 tambĂ©m inclui as transferĂŞncias de tĂtulo de pessoas que se mudaram para Rolândia e o primeiro tĂtulo, facultativo para jovens a partir de 16 anos e obrigatĂłrio a partir dos 18 anos. O chefe do FĂłrum Eleitoral aconselha o eleitor a nĂŁo deixar as regularizações para Ăşltima hora e evitar filas nos Ăşltimos dias de atendimento.
Outra dica de Bannwart Ă© que no site do TRE-PR, o eleitor pode imprimir e pagar eventuais multas eleitorais. Depois, basta apresentar o comprovante ao FĂłrum ou enviar por e-mail ([email protected]) para regularizar com agilidade, evitando se dirigir várias vezes ao local. Para mais informações, o telefone do cartĂłrio Ă© 3255-1416. O FĂłrum Eleitoral funciona de segunda a sexta das 12 Ă s 19h na R. Ernesto Campaner, 335 – Santa Monica.