Pesquisar
Close this search box.

APAE inaugura sua sala multissensorial

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. APAE inaugura sua sala...

Depois de 4 anos de luta, acirrada nos últimos dois anos, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rolândia realizou um sonho: inaugurou a Sala Snoezelen, uma sala multissensorial que irá atender, de maneira lúdica, divertida e, intrigante, os alunos da entidade.

“A palavra Snoezelen é holandesa e junta os termos explorar e relaxar”, explicou Simone Regina Bernardy, diretora pedagógica da Associação, aos presentes na inauguração do espaço, realizada na noite de terça-feira (29). Essa é a primeira do tipo nas APAEs e apenas a 3ª do Brasil – há uma em Curitiba e outra em Bauru.

A sala foi projetada pela arquiteta Tatiane Dias e sua assistente Débora Polli e teve Paulo Augusto de Paula com responsável pela automação – toda ela é controlada por um dispositivo.

A Sala Snoezelen é uma franquia holandesa que visa trabalhar a concentração, a atenção, em um ambiente seguro, sempre explorando com os sentidos, mais do que com o cérebro do aluno: há sons, texturas, luzes, músicas, cores, cheiros. “Objetos para serem tocados e admirados. É uma exploração com efeitos terapêuticos”, explica Neiva Moser, presidente da APAE Rolândia. “A sala é antiestresse e tira a agressividade”, ressaltou. “Será usada por todos, principalmente por alunos mais velhos.

A sala ajuda a diminuir o estado de depressão, o pânico e a ansiedade”, concluiu. No momento, trabalharão quatro profissionais na sala: três fisioterapeutas e terapeuta ocupacional.

De acordo com a presidente, a APAE de Rolândia comprou a franquia, da metodologia Snoezelen, e capacitou profissionais desde 2011, quando começou o trabalho de capacitação de recursos para construir a sala. “Entre a compra da franquia e a construção, a sala Snoezelen custou cerca de R$ 180 mil”, afirmou Neiva Moser. Quase a metade desse dinheiro veio do FIA (Fundo da Infância e Adolescência), do Governo Federal, a outra parte veio de doações de empresas, amigos da APAE e campanhas de telemarketing da Associação.

A APAE de Rolândia atende, atualmente, a 200 alunos. A entidade “nasceu” em agosto de 1970 e completou, portanto, 45 anos no mês passado.

A inauguração reuniu colaboradores da entidade, pais de alunos, o juiz Alberto José Ludovico, os vereadores Rodrigo do Locatelli e Sabine Giesen, o vice-presidente das APAEs do Estado, Pedro Paula Bazana, que é vice-prefeito de Arapongas, entre outros convidados.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: