A reunião de formação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Rolândia, para a gestão 2019/2021, está marcada para a terça-feira (21) no Centro Cultural Nanuk. Essa é a primeira reunião oficial do Conselho depois das mudanças feitas na lei de formação do Comtur e divulgadas no Diário Oficial do município. O encontro servirá para se eleger os novos conselheiros e a nova diretoria do Comtur – uma reunião informal foi realizada na quarta (08) e serviu para mostrar os rumos do conselho.
O objetivo do conselho é de desenvolver o turismo, de forma colaborativa e sustentável, beneficiando assim todos os setores envolvidos e a comunidade.
As alterações na composição do conselho passaram pela Câmara de Vereadores. Flávia também explicou que em relação ao Fundo de Turismo, o objetivo com a lei que também passou pelo legislativo, é vinculá-lo à secretaria de Cultura e Turismo. Apesar de o fundo existir na lei, não fazia parte do orçamento da secretaria competente e estava ligado à pasta de Finanças.
A seguinte composição ficou definida pela reunião do Comtur: representante das secretarias de Cultura e Turismo, Planejamento e Infraestrutura (indicados pelo prefeito), representante dos proprietários de hotéis, pousadas e similares, proprietários de empreendimento ou atrativo turístico urbano ou rural, dos proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes, de agências de turismo ou guia de turismo local/regional, dos órgãos de comunicação do município, da ACIR, da Emater, das associações culturais e folclóricas, dos artistas plásticos, artesãos e trabalhadores manuais, das entidades religiosas, das associações de moradores.