O Hospital Norte do Paraná (Honpar) começou a sair do papel nesta terça-feira (21) com a terraplanagem do terreno de 40 mil metros quadrados em Rolândia. O espaço fica na rua Willie Davids, logo depois do conjunto Arnaldo Busato, e é próximo do Contorno Sul – local estratégico e de muita logística, pois dá acesso para Arapongas (Apucarana, Maringá) e para Londrina.
A terraplanagem do terreno é feito pela prefeitura de Rolândia, pois faz parte do contrato original para a vinda do Honpar para o município. “Esse serviço deve durar cerca de 30 dias, se o tempo ajudar”, explicou Catarina Schauff, secretária de Planejamento de Rolândia. “Na sequência, a obra já será iniciada”, ressaltou a secretária. No primeiro momento, serão 4.647,16 m2 de construção, sob a responsabilidade do grupo Sercem. Futuramente, uma nova construção de tamanho similar será feita também pelo grupo.
No início do mês, o Conselho do Plano Diretor de Rolândia havia aprovado o início das obras do Hospital Norte do Paraná com a terraplanagem do terreno, após análise do projeto e estudo de impacto de vizinhança. Uma sondagem de solo havia sido feito em abril, juntamente com o estudo topográfico. É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo. “Isso vai auxiliar a equipe para desenvolver o projeto de estrutura do edifício”, concluiu Catarina Schauff.