O Lions Club de Rolândia está encabeçando a campanha educativa do Maio Amarelo no municĂpio, que começou a ser realizada no sábado (18). AlĂ©m da distribuição de panfletos, Mary Cleuza Liberatti, que faz parte do clube, ressalta que serĂŁo realizadas outras ações para conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito. Para ela, esse movimento tem um sentido mais profundo, pois Mary perdeu seu filho de 23 anos em um acidente com um motorista alcoolizado. “Eu perdi um filho no trânsito e agora que estou tendo condições, depois de 17 anos, de fazer esse trabalho”, revelou.
Na sexta (17), com a ajuda dos parceiros, foi organizada a exposição de um carro e de uma moto que sofreram acidente, alĂ©m de manequins para chamar a atenção dos rolandenses para a campanha, mostrando os riscos da imprudĂŞncia no trânsito. “Vamos, atravĂ©s da educação e conscientização, buscar a redução de acidentes”, ressaltou Mary. Os veĂculos ficarĂŁo expostos do sábado (18) atĂ© o fim da campanha, em 31 de maio, no estacionamento do supermercado Locatelli da Santos Dumont.
Ainda, durante a campanha do Maio Amarelo, Mary revelou que será feita uma simulação de acidente surpresa, envolvendo os parceiros da campanha, para ajudar na conscientização da população. De acordo com Mary Liberatti, do Lions, a intenção é que a mobilização não fique apenas neste mês, mas aconteça durante todo o ano.
O que Ă© o Maio Amarelo?
O Maio Amarelo Ă© um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e as campanhas visam chamar a atenção da sociedade para o alto Ăndice de mortes e feridos. O movimento estimula atividades voltadas Ă conscientização, responsabilidade e riscos do comportamento de cada cidadĂŁo no trânsito.
O excesso de velocidade e as ultrapassagens imprudentes são a maior causa de acidentes graves e mortes no trânsito no Brasil. O uso do celular no volante também é extremamente perigoso, pois atender ou digitar mensagem faz com que o motorista fique até 20 segundos conduzindo sem olhar o trânsito, tornando-se a terceira maior causa de mortes. Os motociclistas também não devem trafegar sem capacete, que ajuda a prevenir traumatismos e reduzir probabilidade de lesões e mortes.
A campanha do Maio Amarelo realizada pelo Lions de Rolândia tem a parceria do 15Âş BatalhĂŁo de PolĂcia Militar, Corpo de Bombeiros de Rolândia, 43ÂŞ Ciretran de Rolândia, secretaria de SaĂşde de Rolândia, PolĂcia Rodoviária de Rolândia, Supermercados Locatelli e da escola de karatĂŞ da professora Vera LĂşcia de AraĂşjo.