Pesquisar
Close this search box.

CEF presta esclarecimentos na Câmara de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. CEF presta esclarecimentos na...
    A Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara Municipal de Rolândia, na segunda (03), contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal para explanarem a respeito da liberação de recursos financeiros para o financiamento imobiliário e de habitação no município. Valdemir Martins, gerente de Habitação da CEF de Londrina, foi o porta-voz e detalhou sobre as fontes de recursos e critérios para os financiamentos imobiliários.

    Denúncias
    A denúncia de possíveis favorecimentos na liberação desses recursos em Rolândia foi feita pelos vereadores Alex Santana (PSD) e Reginaldo Silva (SD) no último mês de maio. Os esclarecimentos foram solicitados via ofício e o convite para o uso da Tribuna Livre partiu de Santana, também presidente da Câmara. A vereadora Edileine Griggio (PSC) foi quem questionou Valdemir sobre a denúncia. 

    O gerente informou que também tomou conhecimento da situação através de um questionamento do Ministério Público. Por um período, o crédito do programa Minha Casa Minha Vida estava bloqueado na agência de Rolândia porque um grande número de rolandenses ficou inadimplente com a responsabilidade financeira prevista em contrato. “O bloqueio daqui não teve exceção para ninguém, foi bloqueado tanto para quem opera com construções individuais quanto pelas construtoras fazendo grandes empreendimentos”, esclareceu. 

    Com o sistema fechado na cidade, a gerência fez uma operação para ajudar os clientes da faixa de 1,5 salários mínimos estava adquirindo imóveis dessas construtoras ainda estava organizando a documentação e o pagamento da entrada. A gerência, sabendo que em 1º de abril a regra do Minha Casa Minha Vida mudaria e exigiria dos clientes que já tinham negociado o imóvel um complemento de R$ 5 mil a R$ 8 mil, tomou uma atitude. “Nós transferimos os contratos para outro município para poder finalizar e esses clientes não terem que bancar isso. Era uma injustiça ter que bancar isso e sabíamos que a maioria iria desistir”, explicou. Cambé recebeu então 19 contratos rolandenses. O crédito foi desbloqueado no mês de abril.

    Também estiveram na sessão André Luiz Fernando Munhoz, gerente-geral da CEF Rolândia, Wlademir Roberto dos Santos, superintendente regional da CEF Londrina e Marcelo Sacuti, gerente de Pessoa Jurídica da CEF Rolândia. O plenário da Casa de Leis também recebeu um grande número de construtores.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: