Olhando para fora da janela – por Fábio Iwakura

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias Antigas
  4. /
  5. Olhando para fora da...
    “Tudo o que acontece no mundo afeta sua empresa, de forma direta ou indireta”. A sua empresa nĂŁo atua sozinha no mercado. Ela depende de uma sĂ©rie de entidades, organizações e variáveis para sobreviver. Me refiro aos seus funcionários, fornecedores, distribuidores, clientes, alĂ©m de uma economia favorável, polĂ­ticas de incentivo, tecnologia entre outros.

    As organizações que buscam a sobrevivĂŞncia e a sua perpetuação no mercado necessitam administrar, com competĂŞncia, nĂŁo apenas o seu ambiente interno, mas tambĂ©m o externo. Significa nĂŁo apenas contar com uma boa equipe de colaboradores, dispor de recursos financeiros, possuir equipamentos e máquinas modernas, oferecer produtos e serviços de qualidade e praticar uma gestĂŁo administrativa eficiente. E nĂŁo Ă© o bastante coordenar tudo isso muito bem.

    As empresas – inclusive a sua – precisam colocar a cabeça pra fora da janela e acompanhar tudo o que se passa lá fora, no mercado. Isso porque tudo que acontece lá fora afeta os seus negĂłcios. Lá estĂŁo os seus concorrentes, os seus clientes, seus parceiros comerciais, o governo, sindicatos, e todas as forças do macroambiente, como a variável demográfica, a econĂ´mica, a polĂ­tica, a tecnolĂłgica e a cultural. 

    Vejamos alguns exemplos que demonstram como as forças do ambiente externo influenciam os seus negĂłcios. Imagine o seu principal concorrente com a estratĂ©gia de reduzir os preços de seus produtos visando uma fatia melhor de mercado. Qual será o resultado das vendas da sua empresa? Possivelmente vocĂŞ amargará queda nas vendas por conta da ação do concorrente. E se esse concorrente investisse pesado em campanhas publicitárias? Ou lançasse um produto revolucionário no mercado? Ou expandisse os seus negĂłcios? Tudo isso afetaria a sua empresa, certo? Por isso, de olho na concorrĂŞncia.

    E o que falar da variável econĂ´mica? Somos testemunhas que qualquer ameaça de crise econĂ´mica em qualquer parte do planeta mobiliza (e apavora) todos os paĂ­ses (e suas companhias). É o resultado da economia global. 

    Organizações que dedicam parte de seus esforços em analisar o mercado conseguem identificar ameaças e oportunidades de negĂłcio, se aproveitando dos sinais positivos e evitando aspectos negativos. Estes empresários sabem que para gerenciar bem sua organização, ele deve manter um olho dentro, e outro fora de sua companhia.

Fábio Iwakura é consultor empresarial e diretor da Inteligência Consultoria Empresarial. Contato pelo e-mail fabio@inteligênciaconsultoria.com.br.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: