O Colégio Estadual Souza Naves lançou o concurso #CESN80ANOS para seus alunos em comemoração aos 80 anos de funcionamento da instituição. A ideia partiu de uma professora e um aluno e permite que os alunos sugiram um lema para o colégio pelos próximos 10 anos.
As inscrições de lemas começaram na segunda (24) e terminaram às 23h59 do sábado (29).
A iniciativa surgiu com a professora Marcela Canonico em conjunto com o aluno Daniel, da Sala de Altas Habilidades e Superdotação do colégio. “Ela propôs esse concurso cultural para ter um lema de comemoração aos 80 anos. Isso foi feito pela página do Facebook e também foi criado um Instagram (@cesnoficial), para estimular os jovens a fazer uma atividade contemporânea”, explicou Fernando Fernandes da Silva, diretor adjunto do colégio. “O Daniel, que trabalha muito com a parte de tecnologia, resolveu propor essa atividade com as redes e a Marcela abraçou”, acrescentou.
O link para participar do concurso foi divulgado nas redes do colégio, sendo a primeira ação do CESN interligada com as redes sociais. A comissão que irá escolher o lema será formada por membros da APM, Conselho Escolar, da equipe pedagógica e professores. A divulgação do lema escolhido acontecerá em agosto, após o recesso escolar.
Os 80 anos do CESN
Pouco se sabe sobre o início das atividades do CESN, que são datadas antes da emancipação política de Rolândia em 1944. O funcionamento foi em 1939, com apenas duas salas de madeira. Somente em 1948 é que foi assinado o decreto de construção do prédio da escola, onde funciona até hoje, na Rua Monteiro Lobato. Atualmente, o colégio tem cerca de 1500 alunos.