Nesta quarta (24), cinco motos com alerta de furto foram recuperadas pela ROCAM. Como explicou a tenente Ana Maria Delai, da comunicação do 15º Batalhão de Polícia Militar, as motos são alteradas e comercializadas. “O pessoal desmonta, troca os motores, coloca motores de motos furtadas em Biz, adulteram o chassi, mas pela numeração do motor ou pelos últimos números do chassi, os PMs conseguem chegar às motos com alerta”, explicou.
A identificação das motos furtadas é um trabalho minucioso. “Ao consultar a placa de uma Biz, muitas vezes aparece uma Biz, só que não com alerta. Por isso, é preciso dar uma analisada no geral, minuciosamente para ver os números do motor e chassi”, esclareceu Delai.
Quem compra, muitas vezes não sabe que adquiriu uma moto furtada. “Muitas vezes, as pessoas que compram são trabalhadores, que querem economizar e compram as motos por um valor mais baixo. Só que durante a abordagem, é constatado que a moto é furtada e a pessoa acaba sendo encaminhada por receptação”, afirmou. O alerta é que os rolandenses fiquem atentos à procedência do que compram, principalmente em grupos de compra e venda. Afinal, sempre há pessoas mal intencionadas.
Os casos
A equipe da ROCAM abordou um indivíduo na Avenida Presidente Vargas em uma biz com emplacamento de Ibiporã. O motor de sua moto pertencia à outra, cuja placa possuía alerta de furto. Ele recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e encaminhado a 29ª Delegacia de Polícia Civil.
Outros dois indivíduos em uma moto também foram abordados ao demonstrar nervosismo com a aproximação da ROCAM na Rua Almeida Porto. Na checagem, verificou-se que o motor também pertencia à outra moto com alerta de furto. Foi dada voz de prisão ao condutor, que tinha assumido a propriedade da moto e ele foi encaminhado à Delegacia.
Na Avenida Castro Alves, mais uma moto foi recuperada. A equipe da ROCAM, deslocando-se para levar uma das motos apreendidas, deparou se com uma Honda CG, cujo condutor foi abordado pela atitude suspeita na direção. Os PMs fizeram a checagem completa da moto, cujo número do motor identificou um alerta de furto da cidade de Bela Vista do Paraíso. Eles também foram encaminhados à Delegacia.
A outra moto foi recuperada no jardim Locatelli. Com placa de Londrina, ela estava estacionada em frente a uma casa, mas ao consultar o sistema, verificou-se que o emplacamento é de Vila Velha (ES). O motor também estava remarcado e a cor original da moto, azul, estava coberta por tinta preta. A proprietária relatou que a comprou como “bambu” através de um grupo de compras no Facebook. Ele e a moto foram encaminhados também à Delegacia.