Após receber denúncias, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente averiguou e constatou poda radical irregular de árvores em alguns locais de Rolândia nos últimos dias. “Isso é um crime ambiental que diz respeito ao código de arborização do município”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss Cardoso. Os responsáveis já foram notificados pelo Poder Público.
No entanto, ao invés de multar as notificações de podas radicais em valores monetários, a secretaria decidiu convertê-las na doação de mudas para plantio na cidade. “Estamos solicitando mudas de árvores para que seja feito esse trabalho de conscientização e educação ambiental nesses casos”, justificou Anderson. Dependendo da quantidade de árvores e da forma da poda, o notificado deve fornecer de uma a 15 mudas à secretaria.
Os serviços de poda estão sendo intensificados na cidade, por meio da empresa terceirizada Sanetran. Os pedidos devem ser feitos no setor de protocolo, na Prefeitura. “Nenhum cidadão pode realizar a poda. Tem que ser feito esse requerimento à secretaria municipal de Meio Ambiente”, enfatizou o secretário.
A partir do pedido, os técnicos da secretaria visitam o local, avaliam a necessidade de poda e encaminham a demanda à Sanetran, que está apta a realizar o serviço. “Eles já tiveram um treinamento sobre a maneira de fazer a poda, eles conhecem a poda de condução, poda de levantamento, poda de limpeza e tudo mais”, esclareceu Anderson.
O trabalho de fiscalização das podas também foi ampliado e a população pode fazer suas denúncias à secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 3156-0333, de segunda a sexta, das 12 horas às 18 horas.