As queimadas continuam frequentes em Rolândia nos últimos dias e estão sendo mapeadas por data e local pela secretaria do Meio Ambiente. O secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss, explicou que os casos de incêndios criminosos, em sua maioria, estão acontecendo pela queima de grama baixa ou de folhas, gerando muita fumaça. “Todos os dias estão tendo focos. Alguns, de imediato já estamos tomando providência e apagando. O Corpo de Bombeiros também está fazendo um trabalho bem ágil”, comentou o secretário.
A secretaria já está notificando e orientando os proprietários dos terrenos onde é constatada a queimada. Os terrenos estão sendo mapeados e catalogados com o dia do fogo. Em caso de reincidência, será aplicada a multa, de acordo com a lei em vigor em Rolândia. “Todo morador deve ter ciência de que existe uma lei, que isso é crime e pode gerar uma multa financeira”, ressaltou.
Neste final de semana, em que a previsão é de uma frente fria, o secretário apela à população para não provocar queimadas. “Pensamos que esses incêndios são criminosos, praticados por pessoas agindo de má fé, o que acaba trazendo malefícios para a comunidade”, concluiu Anderson.