A Biblioteca Municipal Central “Rui Barbosa” é a primeira instituição da secretaria de Educação de Rolândia a conseguir a aprovação do certificado do Corpo de Bombeiros, adequando-se às novas regras de segurança. “Era um anseio muito grande a legalização dos certificados dos Bombeiros, até porque penso que os órgãos públicos devem ser exemplo nesse sentido”, afirmou a secretaria de Educação, Silvia Unbehaun Puschel. A biblioteca fica na Rua Arthur Thomas, 1719, no Centro.
A boa notícia veio ainda nos primeiros dias de agosto e as demais instituições também estão buscando as adequações. As mais adiantadas e possivelmente as próximas a receberem a certificação são as escolas Vitório Franklin e Monteiro Lobato, que estão nas últimas manutenções elétricas. “Está sendo demorado, ainda precisamos de muitos materiais que dependem de licitação. Alguns itens de pregão terminaram e estamos fazendo novas licitações”, justificou. O objetivo é que todas as instituições consigam a regularização até o final do ano.
Uma das exigências é que cada sala de aula tenha uma lâmpada de emergência, mas a instalação muitas vezes esbarra em problemas estruturais e licitatórios. “Antes elas ficavam apenas nas rotas de fuga, os corredores, mas agora uma escola terá cerca de 30 lâmpadas. Quando chega lâmpada, falta canaleta, quando chega a canaleta, falta tomada”, explicou Silvia.
A regularização é um processo lento que já está em andamento há alguns anos. “A princípio, faltavam projetos, tivemos que fazer licitação para projetos e os que já existiam no papel não estavam executados”, esclareceu. Silvia está à frente da Educação há quatro meses e, desde então, tem colocado essa execução como prioridade. “Tenho que agradecer ao Corpo de Bombeiros, que está dando assessoria, falando o que deve ser feito e como deve ser feito”, destacou a secretária.
Silvia ainda está pleiteando uma formação de brigadas de incêndio. “É muito importante que cada instituição tenha pessoas formadas. O governo estadual está lançando um curso que vai ser uma parte online e uma parte presencial e pedimos com urgência que Rolândia seja inserida nesse cronograma”, revelou.