Maternidade do HSR só com enfermeiras obstétricas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Maternidade do HSR só...
    A equipe da maternidade do Hospital São Rafael deu mais um passo na qualidade do atendimento. Há um mês, o quadro de enfermagem ficou completo e todas as profissionais que atuam no local são especializadas, as chamadas enfermeiras obstétricas. “Finalmente conseguimos chegar neste nível que tanto lutamos para ter”, comemorou Claudinéia Pontiroli Gonçalves, gerente de enfermagem do HSR.

    Há sempre um médico obstetra de plantão nas 24 horas de todos os dias da semana e uma enfermeira obstétrica para atender as gestantes, além das técnicas de enfermagem que dão suporte ao atendimento. “Qualquer horário que a grávida nos procurar, ela será recepcionada. Isso está 100% garantido”, ressaltou. 

    Esse avanço organizacional completa um grande ciclo de mudanças na maternidade. Desde março, as gestantes dispõem de mais salas de parto, sendo uma delas equipada com banheira para o parto “Leboyer” na água, mais leitos individuais e um Pronto Socorro Obstétrico (PSO) exclusivo para urgências relacionadas à gestação. 

    A principal vantagem de ter uma equipe capacitada para atuar com as gestantes é ofertar um cuidado específico e completo, além de passar confiança a paciente. Essas novidades refletiram em uma estatística: o aumento de partos naturais, o indicado pelo Ministério da Saúde. “Depois que mudamos esse quadro de pessoal, tivemos um aumento de partos normais. As mulheres se sentem mais seguras e acolhidas”, relatou Claudinéia. O HSR tem média mensal de 80 partos (60% normais). 

    Camila Moscardini é enfermeira obstétrica desde 2012 e está há um ano e quatro meses atuando no HSR. Ela explicou que o acompanhamento acontece em todas as etapas. “Quando as gestantes se internam em trabalho de parto inicial, explicamos como vai ser a evolução do parto para elas não ficarem ansiosas com relação à dor”, detalhou Camila. Além do parto em si, o pós-parto e os primeiros cuidados com o bebê também têm a assistência especializada das enfermeiras obstétricas. “A atenção no pós-parto tem enfoque na amamentação e em ajudar as mães e seus bebês”, contou. 

    Com sua experiência, Camila garante que o cuidado especializado e a assistência completa no pré-parto, parto e pós-parto faz toda a diferença para a mulher. “Elas se sentem mais seguras, estão mais orientadas, criamos um vínculo com elas”, relatou. “Estamos tendo um retorno bem positivo das mães, muitos agradecimentos”, destacou a enfermeira.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: