A Vigilância em Saúde de Rolândia prestou esclarecimentos acerca do desabastecimento de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rolândia. Segundo as informações da diretoria, somente duas vacinas, a BCG e a Pentavalente (vacina conjugada adsorvida diftérica, tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus tipo b) estão em falta em virtude de desabastecimento no Paraná e em todo o Brasil.
Rafael André Ferreira Dias, diretor de Vigilância em Saúde, afirmou que a previsão da Sessão de Insumos da 17ª Regional de Saúde é que esse problema seja corrigido até outubro. O desabastecimento deve-se ao recolhimento de lotes de vacina Pentavalente e a reduzida produção da vacina BCG, ambas situações evidenciadas por reprogramações dos laboratórios em função das normas exigidas pela ANVISA.
A vacina BCG mantém distribuição parcial, sendo realizada através de agendamento prévio, com a finalidade de otimizar todas as doses do frasco. No entanto, a vacina tríplice viral, contra o sarampo, doença que voltou a ser preocupação no país, está disponível em todas as unidades.