Na quarta (18), a prevenção de suicídio foi abordada com profissionais da Saúde de Rolândia e região em uma palestra com Flávia Figel, psicóloga, mestre em psicobiologia, que trabalha em Curitiba no nível central da Secretaria Estadual de Saúde (SESA-PR). A mesma palestra foi ofertada a duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, no Centro Cultural Nanuk.
Colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rolândia e região participaram da ação de fortalecimento da rede de saúde mental do Paraná. “Nosso objetivo foi capacitar os profissionais da rede de Saúde e Atenção Primária, para que eles possam identificar os sinais de alerta que alguém pode estar pensando nisso, identificar fatores de risco, de proteção da vida desses indivíduos”, resumiu Flávia.
A palestrante também apresentou o conceito e abordagem da “pósvenção”. “São as intervenções com os sobreviventes da tentativa, são as pessoas enlutadas que perderam familiares ou amigos pelo suicídio. Fazemos intervenções com essas pessoas para prevenir novos casos e tentar diminuir o impacto da morte”, explicou.
A importância desse trabalho de acompanhamento é justificada por dados. “Os estudos mostram que aproximadamente seis pessoas são afetadas por isso, acabam sofrendo pela perda e podem desenvolver problemas de saúde mental em virtude disso. Precisamos trabalhar também com as pessoas enlutadas para que eles vejam que não têm culpa”, afirmou a palestrante.