A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informou que o veneno contra borrachudos chegou na quarta-feira (30). O produto foi fracionado na quinta-feira (01) e será distribuído aos agricultores nesta sexta-feira (02). O larvicida deve ser aplicado nas propriedades rurais na próxima semana. O veneno é aplicado nas nascentes dos rios, para matar as larvas do mosquito.
O produto utilizado para combater os borrachudos se chama Vecto Bac e será aplicado em 53 propriedades rurais do município. O larvicida não agride outros animais e não apresenta riscos à saúde humana, caso a água dos rios sejam consumidas. Depois de aplicado a 1ª dose, uma segunda tem de ser feita dentro de 14 dias para se interromper o ciclo do inseto.
Os borrachudos são insetos incômodos que atacam seres humanos e animais. Anestesiam ao picar, por isto não se sente no primeiro momento, mas depois causam intensa irritação, inchaço, vermelhidão, dor aguda e coceira, provocados por uma substância que dá reação alérgica na pele, injetada pelo borrachudo. Para pessoas alérgicas é necessário o uso de repelentes; para casos mais sérios é necessária a intervenção médica. Outro cuidado é evitar coçar com as unhas sujas, o que pode infeccionar o local.