Aparecida de Lucca, 62 anos, mais conhecida como a Dona Cida “dos orgânicos”, é a única produtora de Rolândia que tem o selo de produtos orgânicos: há dez anos ela e o marido sobrevivem da renda da plantação de sua chácara. Agora, o casal está passando seu legado com os orgânicos e quem assumirá o cultivo é seu filho Wagner de Lucca e o neto Lucas, filho de Wagner.
A produtora de orgânicos decidiu se afastar porque o marido, Celso de Lucca, de 66 anos, está doente e não pode fazer grandes esforços. Wagner, de 40 anos, deixou o emprego há dois meses e passou a se dedicar exclusivamente aos orgânicos. O trabalho que começou com Cida agora chegou a sua terceira geração, já que o neto Lucas, de 14 anos, também está ajudando a cuidar da chácara com o pai.
Os certificados dos orgânicos que estão no nome de Cida também foram colocados no nome de Celso, para que ele dê continuidade à produção seguindo os mesmos preceitos da mãe e mantendo tudo com a qualidade que já é conhecida pelos rolandenses.
A chácara de Dona Cida – e agora também do filho – tem uma extensa produção de folhagens orgânicas: alface de cinco tipos, salsinha, cebolinha, almeirão, chicória. Ela tem também outros legumes como beterraba, tomatinho e muito mais, tudo produzido sem defensivos agrícolas. A família de Lucca entrega, em média, 50 quilos de produtos nas escolas de Rolândia.
Até o final de 2019, a lista irá aumentar, já que a produtora conseguirá o selo de orgânico para itens como mandioca, abóbora e milho, que estão sendo plantados em uma área com cercada pelo capim Anapiê, que forma uma cerca viva para barrar os defensivos agrícolas que podem vir de outras propriedades. A agricultura nos de Lucca nunca esteve tão familiar e tão orgânica. A saúde dos rolandenses agradece.
Os produtos da Dona Cida podem ser adquiridos na Roça Eco Sustentáveis, que realiza sua feira todas as quintas-feiras, a partir das 18 horas, na praça da Igreja Matriz São José. As verduras e legumes podem ser comprados antecipadamente, das 19 horas das terça às 19 horas das quartas, no site da Roça: www.rocaecosustentaveis.com.br ou diretamente com o Wagner pelo telefone: 99635-5002.