As tilápias de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. As tilápias de Rolândia
    A Tribuna Livre da Câmara na sessão da segunda (23), destacou a importância da piscicultura para o município com a palavra de Ricardo Neukirchner, um dos sócios da Aquabel, empresa referência mundial na produção de tilápias, fundada em 1994 em Rolândia. A empresa conta com 140 funcionários – cerca de 30 em Rolândia – e produz 90 milhões de alevinos e 20 milhões de juvenis de tilápia. 

    A sede continua sendo Rolândia, apesar da expansão a ter levado a sete estados. “O Paraná é um estado muito frio. A produção de tilápia ou qualquer peixe para de acontecer e não podemos ter uma empresa que fique 4, 5 meses parada, por isso subimos e buscamos outros estados mais quentes”, explicou. Ricardo também apresentou fotos de outas unidades aos presentes e detalhou o processo de criação dos peixes e alevinos.  

    Quando a empresa começou, há 25 anos, produzia 12 tipos de peixe. Ao longo do tempo, Ricardo percebeu que a tilápia era o melhor negócio e hoje a Aquabel está especializada nesta espécie. Além disso, a empresa rolandense é a primeira empresa do Brasil a ter certificação internacional de qualidade. “Temos uma série de cuidados com biossegurança, para não levar doenças de um lugar para outro”, ressaltou.

    Ricardo vislumbra o crescimento da cultura no país e lembra que o Paraná é o maior produtor de peixes do Brasil. “Tenho certeza que a indústria da tilápia vai ser tão grande e tão importante economicamente ao Brasil quanto o frango”, afirmou o rolandense. 

    Há pouco mais de dois anos, Ricardo vendeu parte da Aquabel. Hoje, 75% da empresa pertence à um grande grupo alemão: o EW Group. “É o maior grupo de genética do mundo, eles têm aproximadamente 60% do mercado mundial da produção de frango, de peru, salmão e ovos”, revelou. 

    A tilápia consumida em Rolândia é essencialmente da Aquabel, que distribui em todo o Paraná para empresas como a Copacol, e ocasionalmente é enviada a outros estados. “Aqui, com a tilápia, você tem a oportunidade de comer sempre um produto fresco, a qualidade é excelente”, garantiu Ricardo.  

    O rolandense Ricardo é neto de pioneiros. Seu avô era da fazenda Belmonte e plantava arroz irrigado. “Rolândia deu a base para começarmos nossa vida profissional, a história da minha família é baseada em Rolândia. Tenho gratidão e um vínculo muito importante com o município”, concluiu.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: