Os alunos e alunas do 5º ano C da escola municipal Parigot de Souza, de Rolândia, estão participando de um projeto chamado “Jornal na Sala de Aula: Ampliando o mundo da leitura e da escrita”, no qual o Jornal de Rolândia está servindo de base para os estudos e pesquisas. O projeto também irá fazer um jornal de toda a escola inspirado no JR, que chega ao estabelecimento escolar todas as sextas na “Sacola Literária”, projeto das bibliotecas rolandenses. Comandados pela professora Ana Paula Zirondi, os estudantes iniciaram o projeto do jornal tão logo voltaram das férias de julho. “Alguns alunos deram a ideia a partir de um estudo de notícias do Jornal. Foi como uma atividade motivadora”, explicou a professora Ana Paula.
Na semana passada, os alunos da 5ª C receberam a visita dos editores do JR, Josiane Rodrigues e José Eduardo da Silva, e puderam conhecer mais sobre o JR, como e onde é feito. “Montamos um vídeo mostrando a sede do jornal e exibimos para eles”, explicou Josiane Rodrigues. Além disso, os dois editores responderam algumas perguntas e contaram um pouco sobre a redação do JR. Também aproveitaram e escreveram a matéria da visita e do projeto com a ajuda dos estudantes lá mesmo, na escola.
Nome do Jornal
O jornal da escola ainda não tem nome e um concurso foi lançado para a escolha com a participação dos estudantes e dos colaboradores da instituição. “A votação foi no dia 25 de setembro e a contagem dos votos será nesta sexta, dia 27”, contou uma aluna do projeto. As opções de nomes era Jornal Parigot, Jornal Souzinha e Novidades da Escola Parigot de Souza. Os 29 alunos do 5º C serão responsáveis pelas matérias do jornal, bimestral com a primeira edição em outubro.
A escola municipal Parigot de Souza atende a 630 alunos e alunas do 1º ao 5º ano e fica na rua Nastúrcios 435, no jardim Novo Horizonte. A diretora é Ivani Crosoletti Borges.