O CAPS AD promoveu na sexta (27) uma ação no calçadão de Rolândia para finalizar a campanha do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. Como forma de concluir as atividades que incluíram espaços de escuta nas UBSs e capacitação dos servidores da Saúde, o trabalho dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) foi divulgado para a comunidade em geral.
Um pequeno stand foi montado e decorado no local e as apresentações musicais das crianças do projeto Union da Unidade Social Nossa Senhora Aparecida também ajudaram a atrair público para o local. “Fizemos panfletagem e tivemos a participação do pessoal da Unidade para chamar a atenção da comunidade, para eles saberem que temos serviços específicos no município de Rolândia atentos a este tipo de situação, mostrando que estamos disponíveis para receber as pessoas”, explicou Cimeire Pereira dos Santos Hirata, coordenadora do CAPS AD. O evento também teve a presença de representantes da secretaria de Saúde, incluindo a secretaria Marisa Mendes Ferreira e o gerente de Saúde Mental Érico Alencar da Silva Ignácio.
Cimeire destacou que os CAPS estão prontos a auxiliar quem precisa a qualquer momento e não apenas durante o Setembro Amarelo. Ela orienta que o rolandense que estiver passando por um momento difícil, precisar de ajuda e conversar, pode procurar diretamente um dos CAPS de Rolândia ou a UBS mais próxima para receber o encaminhamento adequado.
O CAPS I, que é para o público Infanto-Juvenil com transtornos (até 18 anos) e dependência química (até 16 anos), fica na Rua Guimarães Rosa, 84. O telefone é 3906-1018. O CAPS II atende transtornos em pacientes a partir de 18 anos. O endereço é Avenida Romário Martins, 625 e o telefone 3906-1011. Já o CAPS AD para dependentes químicos (a partir de 16 anos) fica na Avenida Castro Alves, 1821 e o telefone é 3255-1926. Todos os CAPS funcionam das 8 às 18h.